sábado, 13 de março de 2010

VÍDEO





O que é MORAL e ÉTICA para você?

149 comentários:

  1. moral pra mim é conjunto de regras que sustentam valores criados pelo ser humano, pelo homem entre si e com a natureza são regras que nos permitem viver na sociedade, numa comunidade social.
    Alessandra P. Scarpelli pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  2. ética é convivência humana, ela estabelece responsabilidades que devem incluir tudo que envolve a existência humana, para a etica não existem limites, ela coordena nossos atos, passos e preceito. Ela também envolve caráter dando um sentido valorativo à questão da personalidade.
    Alessandra P.Scarpelli pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  3. Etica é a parte da filosofia que se ocupa das investigações sobre o que é moral e imoral, ou seja, a etica ela varia de acordo com a sociedade e a sua evolução dos conceitos morais, culturais e sociais. A moral é o conjunto de normas, regras e principios que acompanham o homem na tentativa de inserção e do convivio harmonico deste na sociedade ou num determinado grupo.
    Jéssica Ap.Oliveira Honorato 1° semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Moral, de forma bem sucinta tomar suas ações e decisões desde que essas não venham prejudicar outras pessoas;no caso da ética que muitas vezes são confundidas, seria não fazer aos outros o que você nao quer que faça para você.
    Monique Rafaela C.S. Evaristo 1º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Ètica e algo que todos precisam ter, alguns dizem que têm. poucos levam a sério ningém cumpre a risca.
    Ela é boa para o individuo e para a sociedadee seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
    Moral:e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
    digiane 1 semstre pedagogia

    ResponderExcluir
  6. mirian bavia 1°semestre-pedagogia
    Ética para mim é voce conviver em um mundo com os princípios basicos exigidos.voce saber a hora de falar mas tambem a hora de calar,é voce conviver humanamente e seriamente,sem prejudicar,sem derrubar ninguem,mas com a moral não é muito diferente,se a pessoa tiver ética ja construirá instantaneamente a moralidade pessoal e social...

    ResponderExcluir
  7. No meu conceito moral tem como ideia principal todos os princípios passados pelos pais e no decorrer da vida os conceitos vão ampliando-se, que são as regras morais para se viver e conviver na sociedade, a palavra moral passa uma ideia de fazer "certo" de acordo com a realidade em que vivemos.

    Andreia Lima 8 Semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  8. Ética no meu ponto de vista é o compromisso, responsabilidade, comprometimento, seja no profissional quanto no pessoal, é a postura que devemos ter em determinados momentos, como agir de acordo com cada situação.
    Andréia Lima 8º Semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  9. A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.
    Moral natural: não é criação humana e advém do conceito de bem preexistente a qualquer idéia de tempo e local. Não se refere a determinado povo ou localidade, mas sim a toda a raça humana de forma genérica, é uma concepção retirada da própria natureza.
    Moral positiva: é explicada por suas três vertentes, a seguir expostas:
    - Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre.

    Fernanda Soares de Camargo 6 Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  10. A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.[1] Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade

    A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.[2]

    Fernanda Soares de Camargo 6 Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Pra mim a ética é uma questão de comportamento, saber se por em determinada situação.Já a moral é algo que adquirimos seguindo nossos principios, algo que vem de dentro.
    Ana Claudia 8° Semestre

    ResponderExcluir
  12. No meu entender ética é a convivencia que temos com as pessoas,o respeito, o compromisso que adquirimos na nossa vida, ética envolve toda a existencia humana, e a moral são regras que nos faz conviver em uma sociedade,em que devemos tomar decições que não prejudique o seu proximo.

    ResponderExcluir
  13. Para mim ética e moral estão uma ligada a outra, ou melhor, cada uma se completa.
    A ética em seu âmbito de julgar o certo e o errado , de acordo com os valores morais de cada pessoa, afinal isto é relativo, o que é moralmente correto pra um é moralmente errado pra outro.
    Concluindo , é dificil definir a etica e a moral, pois vai muito mais além da teoria.

    ResponderExcluir
  14. Etica é ter seus deveres e direitos, como cidadão, obedecendo normas e regras, mas tambem usufruindo de seus direitos.Honrando seu carater, para que possa desenvolver bem o seu auto-estima com a sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Não tem como viver em uma sociedade sem ter ética e moral pois uma completa a outra a ética nos seria o modo de se comportarmos na sociedade em determinadas situações e a moral vem complementar nos ajudando se aquele tipo de comportamento está certo ou errado.
    Camila I C Santos
    Pedagogia 1°semestre

    ResponderExcluir
  16. A ética é o conjunto de valores morais e principios da sociedade.Acredito eu que existe a ética para que haja um equilibrio e um bom desempenho social, assim facilitamos e previnimos de prejudicar alguém.A moral consiste nos costumes das pessoas, ela tem como idéia e valor central o conceito de bem.De fato a ética e a moral andam juntas.

    Letícia Costa Nunho,Pedagogia, 1º semestre

    ResponderExcluir
  17. MORAL: Pra mim é algo que vem de si, que faz aguir segundo os princípios da sociedade.

    Thais c. Lima
    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. ÉTICA: As vezes é confusa mais varia em sociedades e culturas.

    Thais C. Lima
    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  19. O que é MORAL e ÉTICA para você?

    Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade ou o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

    Já a moral se trata de princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações dos homens entre si ou entre eles e a comunidade, de modo que estes valores de caráter histórico e social, sejam interpretados e seguidos de forma pessoal e livre.

    Gisele Cinto
    3°Semestre Processos Quimicos

    ResponderExcluir
  20. A forma como definimos a ética e a moral , varia, pois enquanto uma se torna dever, a outra se torna uma obrigação.


    1º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  21. Bom...pra mim, moral são valores adiquiridos de pessoas para pessoas, relação de um se com o outro, seu valor principal, caracteríticas de cada ser humano, regras que devem ser obedecidas, crenças e valores pessoais.
    Ética: ter respeito uns aos outros, conduta, saber valorizar todos, ter conceito e comportamentos moralizados.
    Ética e Moral andam juntos, um refere-se ao outro...
    Rafaela Alves, 1° Semestre S.Social

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Moral no meu ponto de vista são todos os conceitos que nos são passados desde que nascemos, ou conceitos que adiquirimos por nossas experiências, a ética depende de você, ou seja, a ética é um conjunto moral que é oferecido a você e que você tem uma opção por seguir e não seguir.

    Paula di Siervo 2º semestre.

    ResponderExcluir
  24. Etica e moral, em nosso ponto de vista é os nosso deveres e direitos como cidadão, respetando as regras e usufruindo de seus direitos.
    Agna Benedita Vitorino 2º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  25. Ética é você fazer as coisas certas quando não tem ninguém observando, isto é, é ser honesto sempre, dormir sem sobresalto, achando que no dia seguinte vai ser descoberto. Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

    Isabele Sampaio Albuquerque
    8° semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  26. Vanessa F. Garcia
    ética relaciona-se ao caráter de cada indíviduo, valores que são trabalhados e desenvolvidos desde nosso nascimento através de exemplos e leituras da realidade que nos cerca portanto individual e intansferível a moral tem a ver com a sociedade, desta forma constitui os valores gerais definindo o certo eo errado.

    ResponderExcluir
  27. Para mim ética e moral são inseparáveis.
    Ética é o conjunto de valores que norteiam nosso agir e o nosso ser. Isto significa que são valores internalizados , que já são nossos, mas que adquirimos ao longo do nosso processo formativo desde o berço até o momento que vivemos. é fruto da base familiar, escolar e do meio social em que vivmos.
    Moral pode ser definida mais como comportamento exigido pela sociedade e pelas leis que uma sociedade cria para melhor convivencia de todos.Uma pessoa que tem um comportamento imoral é geralmente mal visto ou excluído da sociedade. Sendo assim a moral é o parâmetro d comportamento exigido do indivíduo para que este seja reconhecido como cidadão
    Lucia de Barros/pedagogia

    ResponderExcluir
  28. Após assistir a uns vídeos no you tube sobre ética fiquei pensando que a corrupão é o máximo da falta de ética no nosso país e no mundo. É a opçao pela deseducação, pois , acredito que muitos dos corruptos tiveram uma educação de base em família, tiveram ecola, e aprederam valores para bem viverem em sociedade.Considerando que ética é inernalização de valores , é caráter, é amor, e ser humano,me pergunto para onde vai nossa sociedade se a mídia e a sociedade consumista materialista só ensina desvalores ou seja egoísmo, hedonismo, competição, sucesso à qualquer preço?
    Considerando a ética como conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, referência para os seres humanos em sociedade, penso qu educar para a ética se faz urgente , pois a humanidade está se desumanizando, apesar de tanto progresso científico e tecnológico.
    A escola é o lugar privilegiado dessa formação
    pensemos nisso.

    ResponderExcluir
  29. Para mim moral e ética são principios necessários para a vida de qualquer ser humano, são eles que durante muitas vezes vão nos influenciar na tomada de decisões, que sempre serão de acordo com a nossa moral, moral essa que será estabelecida de acordo com nossa criação familiar.

    Andréia 1ºsemestre Serviço Social

    ResponderExcluir
  30. Ao meu parecer, ética é um dever social que tem preceitos corretos para com a sociedade.
    Moral, são os bons costumes que temos que ter duante da sociedade.

    Raquel Fonseca- 2 Sem.

    ResponderExcluir
  31. Ética para meu ver é indispensável na área pedagógica, já a moral deve estar presente em cada inívíduo que atua perante a sociedade.

    Claudia Leite Machado Ribeiro 2°Semestre

    ResponderExcluir
  32. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é adquirido ou conquistado por hábito. Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
    Norma da Silva 8º semestre

    ResponderExcluir
  33. Considero a ética como conjunto de princípios e disposições voltadas para a ação. Sendo a escola o lugar privilegiado dessa formação. Também no seio familiar a moral e passada de geração para geração.Cabendo a familia encaminhar bem a educação dos filhos.
    cristina F. Nicacio 8 semestre de pedagogia

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião,a moral faz parte da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, nos dizendo o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia as nossas opiniões. A ética está relacionada ao comportamento do indivíduo envolvendo regras que são importantes para a cidadania e que pressupõe uma boa conduta na convivência humana.
    FRANCINE APARECIDA DE LIRA 8° SEMESTRE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  35. Moral na minha opinião,se trás desde o nascimento com a convivência dos familiares e com a própria sociedade que está inserido.A etíca é o respeito com o proxímo sabendo se portar diante da diversidade do mundo, sendo que uma caminha com a outra ETÍCA E MORAL.
    Margarete Schmidt de Almeida 8º semestre

    ResponderExcluir
  36. A moral nada mais é do que os bons costumes pregados pela sociedade. Já ética é o estudo do comportamento do homem em relação a esses costumes tidos como corretos pela sociedade, é a autonomia que o ser tem de se posicionar diante de determinada situação, atribuindo valores.

    Carina Diogo Alves 2º semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  37. Etica é ter seus deveres e direitos, como cidadão, obedecendo normas e regras, mas tambem usufruindo de seus direitos.Honrando seu carater, para que possa desenvolver bem o seu auto-estima com a sociedade.
    Jocelene Bueno Ferreira 1ºSemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  38. Para mim ética é a maneira de ser, o caráter, é como o indivíduo se comporta diante e longe das pessoas. A pessoa não precisa estar perto dos outros pra ter ética. Mesmosozinha ela pode ser leal, verdadeira, honesta.Já moral, considero um conjunto de princípios e valores relacionados ao comportamento do indivíduo que está inserido em um grupo social.

    Fernanda Bergamaschi - 8º Pedagogia

    ResponderExcluir
  39. Ao meu ver a ética é a maneira como nos comportamos e agimos perante a sociedade, tendo uma boa conduta de cidadão.
    A moral tem mais haver com os bons custumes e boas maneiras de se conviver em sociedade, é agir com queremos que as pessoas hajam conosco.

    Mariane Fazolim 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  40. Ética é um principio pelo qual se estudam as regras morais atribuidas a sociedades. É pela conduta moral que conseguimos viver harmoniosamente.

    Carina de Assunção Silveira 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  41. A etica é uma regra pre imposta na sociedade para seguirmos , uma boa conduta. Ja a moral é um pricipio que tem base familiar.

    ResponderExcluir
  42. Bom para mim a moral tem a ver com cada individuo sua identidade seus principios.
    Já a ética tem a ver com a responsabilidade que temos que adiquirir no nosso cotidiano a maneira de ser o caracter da pessoa.
    Manuela pedagogia 8º semestre

    ResponderExcluir
  43. Ética é saber respeitar as pessoas, ter limites, saber até onde vai seus direitos e deveres para com a sociedade.
    Moral é questão de princípios, tem a ver com a índole do sujeito.

    ResponderExcluir
  44. É a dignidade, caráter e conduta de um bom cidadão onde cada pessoa tem que saber se comportar perante a sociedade.

    Edmeia L. Pereira 1ºSemestre PedagogiA

    ResponderExcluir
  45. Ética é o respeito que cada um tem sobre o outro, respeito de limites e direitos.
    Moral vem de cada pessoa, é o modo dela viver e agir em sociedade.

    Priscila Melo 1ºSemestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  46. Etica é o respeito que cada cidadão deve possuir, isso vem desde pequeno o respeito para com o outro, agir como você deseja que o outro haja com você.

    Moral vem pelos costumes impostos pela sociedade, agir de forma regrada e disciplinada.
    Paula Louro 2° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  47. Para mim ética é respeito, educação, postura, atitudes corretas que um ser humano deve ter com o outro. Já moral refere-se ao conjunto de normas e deveres de fazer o correto.

    Amanda Zanchetta Capucho
    8º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  48. Na minha concepção, moral e ética são complementos um do outro,são valores transmitidos de geração para geração que condizem com as normas ditas pela sociedade.

    Valéria Lourenzetti 8 semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Para mim ética é respeito educação para as pessoas

    ResponderExcluir
  51. Ética é o compromisso, responsabilidade,comprometimento. Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser carater.
    Moral se trata de principios e valores, segundo o qual são regulamentados as relações dos homens.

    Suellen 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  52. Ética e Moral são os maiores valores que podemos ter,significam respeitar e venerar a vida fazendo se assim presente em todos os momentos de nossas vida, elas que mostram o carater de cda individuo.
    Talita Franke 8º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  53. Precisamos de Ética Moral, são valores que devemos ter para vivermos bem na sociedade, repeitar a opnião do próximo.

    Luciane Leita de Oliveira
    Pedagogia 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  54. A ética e a responsabilidade moral, social, são valores que devem ser cumpridos pelo ser humano, no dia a dia social, para que possam conviver em uma sociedade justa e digna.

    Maria Luiza dos Santos Ruiz
    8° semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  55. juliana mendes
    Para mim os dois transmitem,educaçao...respeito e sabedoria pra que possamos viver em harmonia com a sociedade.

    ResponderExcluir
  56. Roseane Disse ...Para mim moral e um conjunto de regras que susteta valores criados pelo ser humano,entre si com Deus e a natureza e o seu mundo sao as regras que a sociedade e a comunidade social faz. Ja etica e uma convivencia de cada ser humano,pois estabelecemos a responsabilidades que devem existir entre o ser humano para uma boa etica nao existem limites elas estao sempre juntas ate mesmo nos nossos preconceitos,isso da um sentido de valor da personagem de cada ser humano....

    ResponderExcluir
  57. Roseane para mim moral e um conjunto de regras e valores criados pelo ser humano com Deus e a natureza sao as regras que a sociedade faz................. JA a etica uma convivencia de cada ser humano,pois estabelecemos as responsabilidades o tempo todo incluindo a existencia humana os limites preconceitos que nos temos um com o outro o tempo todo da um sentido de valorizar a nossa personalidade sempre nos respeitando e amando ums aos outro do jeito que somos...............

    ResponderExcluir
  58. Ética para mim é um conjunto de fatores que adquirimos de acordo com nossa vivencia com o mundo social, ela nos é transmitida atraves da nossa criacão familiar e do modo em que fomos criados.
    Moral, está relacinada a regras que criamos para vivermos bem dentro da sociedade, ela garante nossa identidade e está relacionada diretamente com o tipo de pessoas em que mantemos contato.

    Aluna: Valesca Abraham
    Pedagogia 8. Semestre

    ResponderExcluir
  59. Falar em ética é refletir sobre uma organização social onde cada um tem seus valores e princípios, porém cada individuo deve respeitar as diversidades de cada um.
    A moral se estabelece com base nos padrões que convivemos e adquirimos.
    Aluna: Patricia Fernandes

    ResponderExcluir
  60. Moral é a atitude que deve ser tomada dentro de uma sociedade, comportamento que a própria cidadania exige.
    Ética são os valores que regem esses comportamentos, os ideais de bons costumes.

    Raquel Fonseca-Pedagogia 2* semestre

    ResponderExcluir
  61. Norma S. Oséas Crisp 8º Semestre
    Moral são ações coerentes que um cidadão deveria tomar, visando melhorar o comportamento na vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  62. Ética pra mim, é agir corretamente tendo atitudes honestas com as pessoas e com o ambiente em que se vive. Já moral é um conjunto de regras transmitidas ao individuo com intenção de padronizar seu pensamento sobre o que é certo ou não diante da sociedade.

    Patrícia R. Camargo 4ºBQB

    ResponderExcluir
  63. Ética e o conjunto de normas que regularizam a moral, que por sua vez é aquilo que achamos que é certo.

    Gustavo Berger Moura 4º Gustavo Berger Moura

    ResponderExcluir
  64. Ética e o conjunto de normas que regularizam a moral, que por sua vez é aquilo que achamos que é certo.

    Gustavo Berger Moura 4ºBQA

    ResponderExcluir
  65. A Moral para mim são as regras de convivência estabelecidas pela sociedade enquanto que a Ética são os valores, princípios morais e costumes que variam de pessoa para pessoa.

    Josiene de M. Silva 4ºBQB

    ResponderExcluir
  66. moral para mim são normas que o homem deve cumprir para conviver em sociedade colocando em prática a educação,os costumes...
    ética acredito que seja a maneira que você deve se comportar na sociedade.
    Moral e ética andam juntas para o bom convívio entre seres humanos.

    Patricia Pessotti 4ºBQA

    ResponderExcluir
  67. Bem na minha visão, "Moral" são as ações que escolhemos fazer de acordo com nossa vontade e conhecimento, e "Ética, é o conjunto de regras onde a sociedade impoe, para discenir o que é certo ou errado, variando de cultura para cultura.

    André R.M.Moreira 4BQA-2010

    ResponderExcluir
  68. Ética, sob minha visão, não é uma regra imposta pela sociedade mas, ajuda a julgar essas regras.Podemos compará-la com dissernimento,ou seja, ela nos torna capaz de entender até onde podemos interferir no espaço do outro.
    Moral está relacioada com nossos costumes e princípios. Baseados nesses costumes podermos questionarmos se estamos certos ou errados no diálogo com a sociedade.

    Luiz Fernando Delgado do Nasciemnto - 4ºBQA

    ResponderExcluir
  69. Moral é o caráter, discernir o certo do errado e a ética é como as pessoas usam sua moral, aplicando o certo em seu dia a dia.

    Layla Bagagi 4°BQB

    ResponderExcluir
  70. A moral faz parte da vida cotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões.
    A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que,efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos.

    Daniel de Souza Alves Borges - 4°BQA

    ResponderExcluir
  71. A Moral é o conjunto de regras que ditam o comportamento aceitável como correto por um povo ou grupo étnico, já a ética define o comportamento de um indivíduo dentro do conjunto de regras que compoem a moral.
    Ser ético é acima de tudo ser um indivíduo de
    moral.

    Carmo 4BQB

    ResponderExcluir
  72. A moral é um conjunto de regras que regulam o comportamneto do homem, já a Ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive.Dá para peceber através desta definição que se você não tiver ètica logo não terá moral também."É preciso ser ètico para ser moral"

    Angela M.V da Silva 4BQB

    ResponderExcluir
  73. Ética e moral estão ligados entre si; os dois são um conjuntos de valores que norteiam os individuos para uma boa convivência em sociedade.
    Aline Rodrigues 2º EQ

    ResponderExcluir
  74. Moral, na minha visão é o conjunto de normas e regras que devemos seguir para que consiguamos viver em sociedade.
    Já a ética é a imposição dessas regras, sugerindo se estas são certas ou erradas, e como devemos usá-las em cada cultura.

    Milena F P Macedo 4ºBQA

    ResponderExcluir
  75. Ética e moral andam juntas, ética é o conjunto de regras criada na sociedade para que se exista um convívio com respeito mútuo e nenhum individuo ultrapasse para não interferir de forma negativa no espaço do outro, e moral e o entendimento de cada um para o seguimento dessas regras, vem da educação e exemplos ensinados em casa e desenvolvido em meio a sociedade.

    Regiane F. Ferreira 4° BQB

    ResponderExcluir
  76. A ética é um conjunto de regras ou normas imposta dentro de um grupo ou sociedade no ambito profissional.
    Já a moral é um conjunto de valores e costumes que é adquirido de acordo com a educação e que tem influência direta de onde o ser está inserida.

    Eliana Teixeira Silva do Pinho
    2º semestre Eng.Química.

    ResponderExcluir
  77. Moral para mim é um conjunto de regras que são nos ensinadas na infãncia e seguimos em toda a nossa vida, e ética são as regras propostas pela sociedade para que possamos viver em sociedade.


    Juliar F. P.Peixoto
    4°BQB

    ResponderExcluir
  78. Moral e Ètica é um conjunto de regras que são ensinadas desde o inicio de nossa vida assim como a educação, ou seja, uma palavra se liga com a outra.

    Luiz Roberto Biscaro Junior
    4º BQB

    ResponderExcluir
  79. A ética significa a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.

    Amanda S. Oliveira 4ºBQB

    ResponderExcluir
  80. Moral,é conjunto de normas e regras.
    Ética,é relacionado a convivência humana,ela é necessária para regular e manter a vida humana harmoniosa.

    ResponderExcluir
  81. A ética se confunde muitas vezes com a moral,mas são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa o comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.

    Priscila Malherbi-2ºsemestre-Eng. Química

    ResponderExcluir
  82. Ética é o modo de viver na sociedade e em nosso cotidiano onde busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
    Moral pode ser considerado o valor absoluto ou relativo da conduta humana entre um período de tempo onde também pode ser como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada.

    Vinícius de Oliveira Egêa 4º BQB

    ResponderExcluir
  83. Ética é um conjunto de regras que devemos seguir, para poder viver em harmonia na sociedade. A moral já é algom mais individual, cada um deve ter seus proprios valores que compoem um carater, que agregamos ao longo de nossa vida.
    Silmara Pedroso Rodrigues EQ 2°an

    ResponderExcluir
  84. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Já etica é um conjunto de valores que orienta o comportamento do ser humano em meio a sociedade.
    Pamela Gomes 2ºEQ

    ResponderExcluir
  85. Moral pode ser considerado um conjunto de normas e regras que nos são ensinadas desde pequenos e que devemos seguir, mais infelizmente muito não o fazem.
    Ética é um elemento vital na produção da realidade social, todo mundo possui um senso ético, e com o qual está sempre avaliando suas atitudes se são boas ou más.
    Danielle Bella Salles 4°BQB

    ResponderExcluir
  86. Após assistir o video, nota-se quem na população mais jovem, apesar de não conhecer bem o assunto ainda se arisca a dizer o que se pensa mas onde na verdade ética é a criação de um ser que pais e filhos deveriam discutir em suas vidas cotidianas, pois criar um filho com ética é ensinar a ele respeitar os valores de cada ser é não querer tirar proveito de situação onde o outro esta sem informação adequada para raciocinar ou desidir por si só,ser ético é respeitar opiniões e dialogar decisões impostas por uma sociedade.

    ResponderExcluir
  87. ética na minha opinião é sinonimo de educação, responsabilidade e isso vem de casa.
    moral é um conjunto de informações que os passam desde criança incluindo a ética, certas pessoas permanecem tendo moral e outros não, e alguns acham que tem outs nunca tiveram e nem terão.

    Lilian Müzel 2 EQA

    ResponderExcluir
  88. Ética é o comportamento que um individuo deve seguir enquanto está vivendo em conjunto com outras pessoas. Moral são os costumes de um povo, ela é formada com o tempo e de acordo com os valores de cada sociedade e varia de um local a outro.

    Lucas dos Santos Marcondes Guimarães
    Eng. Química 2° Semestre

    ResponderExcluir
  89. Pra mim a moral e a ética tem sempre que estar
    juntas, pois se vc praticar uma e nao a outra
    não estará praticando nenhuma das duas, mas é muito complicado
    dizer o que é certo uo errado, porque o certo e o errado vem de
    toda uma criação, família, exemplos de pessoas que estão ao seu
    redor, hoje em dia se confunde muito a liberdade com a LIBERTINAGEM,
    pessoas acham que podem fazer tudo que tem em suas mentes e acabam esquecendo
    daquilo que seus pais te ensinaram com tanto carinho, exemplo disso
    são jovens saindo para as ruas e colocando seus carros em corridas, a 200 km/hr
    se colocando em risco e colocando 3° em risco também, esse é um dos muitos exepmplos
    que temos do abusco da "liberdade" ...

    JULIANA FERREIRA 4° BQA

    ResponderExcluir
  90. "Ética: Estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal." Ética é o modo de ser, de agir. Ser ético é se comportar diante de determinada situação da maneira mais correta possível, é ser verdadeiro, é fazer com os outros o que gostaríamos que fizessem para nós.Conduta humana: não deseje pra ninguém o que não quer pra si.

    "Moral: Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada." Moral são costumes, são diferentes maneiras de ser, de agir de acordo com seu determinado grupo ou estado. Cada um tem um tipo de moral, ninguém é igual a ninguém, resta a cada um, ser ético suficiente para respeitar as diferenças humanas.

    CAMILA SOUZA 4°BQA

    ResponderExcluir
  91. A ética é baseada nos valores históricos e culturais pela sociedade. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade
    Moral é atribuído por valores positivos ou negativos a determinadas condutas e pensamentos humanos.

    Pablo F. B. Rodrigues 4ºBQB

    ResponderExcluir
  92. Creio que moral pode ser definida como regras criadas pela sociedade onde nós mesmos julgamos e excluímos as outros.
    Ética vem de criança, são os princípios, atitudes e costumes que temos no nosso dia a dia.

    Sidivaldo Ligeiro 4º BQB

    ResponderExcluir
  93. Moral é o conjunto de normas que são obtidas com a educação, tradição e experiência. A moral está ligada a consciência e a distinção entre o bem o mal. A ética está mais ligada ao modo de agir e ao comportamento no relacionamento social. A ética está mais relacionada com inteligência e convicção.
    De uma forma generalista, a moral nos é ensinada e a ética é desenvolvida como resultado do desenvolvimento.

    Aline Regina de Almas de Siqueira - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  94. Moral é o conjunto de valores pessoais, carater,etc., que adquirimos , enquanto, ainda estamos em um processo de formação da personalidade.
    Ética é o conjunto de regras que "devemos obedecer" para se manter a ordem social,a civilidade,enfim, para se ter uma boa conduta com a sociedade.

    Ricardo Rogerio Viana 4ºBQB

    ResponderExcluir
  95. Moral são o princípios adquiridos no meio em que vivemos.
    Ética é lei destes princípios.

    Mauro Rube de Morais 4ºBQA

    ResponderExcluir
  96. Moral são conceitos herdados de uma determinada população (exemplo família).

    E ética são conceitos tabulados como certos e errados por um sistema, onde este conjunto serve como base para julgamento da moral de uma pessoa. É como se fosse uma especificação, onde quem tem moral esta dentro desses requisitos e quem não tem está fora.

    Pamela G. P. Pires 2°BQ

    ResponderExcluir
  97. Moral são as regras e costumes que as pessoas seguem para ter um bom convívio na sociedade.
    Ética é a conduta de cada pessoa perante a sociedade, baseada em princípios impostos pela sociedade. Temos ética profissional, ética empresarial, ética educacional, ética moral, etc.

    Jose Felipe Rapahel - 4° BQA

    ResponderExcluir
  98. Etica é a diretriz que reje nosso comportamento perante a sociedade, a moral é são as regras que seguimos como base na nossa educação.
    Grazieny Mendes
    4ºBQB

    ResponderExcluir
  99. Moral são os nossos costumes, e o carater de discenir entre o certo e o errado e faz parte do nosso cotidiano.

    Ética são regras criada pela sociedade onde aprendemos e devemos ter um bom convívio e respeito com o proximo, sem interferir no espaço do outro.

    Elaine Alves 4ºBQA

    ResponderExcluir
  100. Moral se define pelo modo de convivência diante a sociedade.
    Ética se define através dos valores que visam um bom relacionamento entre indivíduos.

    Marcela Ferreira de Andrade
    4 BQB

    ResponderExcluir
  101. Ética é a forma em que devemos se comportar no meio social.
    Moral é um sistema de normas,principios e valores das pessoas.


    Reginaldo de Souza Machado 4BQA.

    ResponderExcluir
  102. Moral são normas impostas pela sociedade, em relação a forma sua forma de agir. Mas são normas questionáveis afinal nem tudo que certo para mim será para os outros.
    Ética é o respeito a essas diferenças.

    Renata Pereira dos Santos 4º BQB

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Ética são valores morais,onde serve para manter um bom relacionameto social.

    Moral é o conjunto de normas e regras que regulam o comportamento do ser humano junto a sociedade.

    Robson Cardoso 4º BQB

    ResponderExcluir
  105. Moral trata-se do conjunto de normas, regras, princípios e costumes de uma sociedade e de seus indivíduos.
    E ética é definida como a ciência da moral, que busca, por exemplo, maneiras de tornar a convivência em sociedade mais agradável.

    Gisele Evangelista da silva - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  106. moral comportameto pessoal do homem a sociedade atraves da educação,é um conjunto de normas e costumes.
    etica lado pessoal comportamento do homem em relação oas outros homens na sociedade em que vive.
    Núbia Alves da Silva 2°semestre Eng.quimica.

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Ética é o comportamento moral do individuo na sociedade e Moral é o conjunto de princípios e valores do individuo.

    Wania Noronha 4BQB

    ResponderExcluir
  109. Ética: conduta humana, comportamento perante situações que envolvem valores, é fazer para os outros aquilo o que esperamos que seja feito à nós."Moral: Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada.
    Moral: tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano.

    Ednilson da Silva Oliveira
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  110. Ética é o comportamento que um individuo deve seguir enquanto está vivendo em conjunto com outras pessoas. Moral são os costumes de um povo, ela é formada com o tempo e de acordo com os valores e principios.

    VAGNER ANTUNES DE OLIVEIRA 4ºBQB

    ResponderExcluir
  111. Moral é considerada o conjuto de costumes e normas que aprendemos atraves de uma educação.É o que faz o ser humano distinguir o bem do mal. A ética é a forma como o homem deve se comportar num ambiente social. É o que julga a moral de uma pessoa.

    MARCIA F. CAVALCANTE 4 ADM

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. junior disse...
    respeitar o seu semelhante sem se privar dos seus proprios desejos, agindo com conciensiade seus atos se encaixa nos meus conseitos de moral e ética

    Antonio Carlos
    aluno de equinocultura

    ResponderExcluir
  114. Ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.

    LUANA SANTANA PAIVA 2° SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir
  115. Ética seria o modo como a pessoa se comporta em uma situação.

    Moral seria os valores que a pessoa adquire.



    Ingrid Botti Candiotto - 1° semeste Pedagogia

    ResponderExcluir
  116. Moral é um conjunto de costumes impostos pela sociedade, sempre agir de modo daquilo que é determinado correto e honesto. Ética pode ser definida como costumes herdados de uma boa educação ou até mesmo uma índole natural das coisas.

    Vagner José Vieira
    2º Semestre / Administração

    ResponderExcluir
  117. Moral é o que promove e desenvolve o ser humano e ética é o estudo geral entre o bom e o mal, justo ou injusto, adequado ou inadequado.
    Vanessa Noqueli 3º Smestre ADM - Véris Faculdades

    ResponderExcluir
  118. Moral é toda a cultura, o conhecimento adquirido no meio em que vive, os costumes. Ética são as normas para se viver em sociedade, relacionar-se com os demais, aplicando toda sua cultura (moral) de maneira que seja possível uma convivência/relação.

    Thammy Arjona Sanchez - 3° Semestre de Administração
    Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  119. Moral são os costumes adquiridos pela pessoa, decorrentes cultura e ambiente em que ela vive, podendo variar de um lugar pra o outro.
    Ética são conceitos universais para o bom relacionamentos dos indivíduos, é baseada no bom senso, sendo mais ampla que a moral

    Renan Augusto Ribeiro 2° Semestre - Administração

    ResponderExcluir
  120. Para mim moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.
    Ética é o conjunto de valores morais e princípios da sociedade, implica em apresentar valores que indicam o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.

    Janaine Pires Nascimento 3ª Semestre de ADM

    ResponderExcluir
  121. Ética refere-se ao “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem. Moral refere-se aos “costumes” no sentido de conjunto de regras adquiridas por hábito. A moral se refere ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem.
    Contudo, a ética seria uma reflexão filosófica sobre a moral. E a moral seria os costumes dos hábitos, comportamento dos seres humanos e as regras de comportamento adotadas pela sociedade.

    Francine Nogueira. 2° Semestre Administração

    ResponderExcluir
  122. A ética, nos mostra com clareza que através dos costumes, manifesta-se um aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores. Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento.

    Fernanda Camargo. 2° Semestre Administração

    ResponderExcluir
  123. Ética se refere aos costumes e criação do individuo o modo de ser e que aprendeu a agir em meio a sociedade são valores particulares de cada individuo,cada um determina o que é prioritário em sua vida e estabelece sua ética.
    Moral se estabelece do acordo com a sociedade em que o individuo vive.É adquirida através de costumes e regras de sua sociedade.


    Marcia Harumi Saito.
    3º semestre Administração

    ResponderExcluir
  124. A opinião de muitos jovens sobre a ética é adquirida pelo que aprendem na escola e na sociedade , muitos adultos não conhecem e acabam não discutindo o assunto sobre o que é ético, e quando descobrem alguns não praticam.Isso é a educação dada a cada pessoa onde ela desenvolve a reflexão da ética e da moral na sociedade.

    Gabriela Sewaybricker da Fonseca 1° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  125. Realmente as palavras moral e ética estão sumindo do vocabulário das pessoas... elas estão esquecendo os seus significados mas também estão se esquecendo de produzir a ética e a moralidade... mostrar seus verdadeiros significados e passá-las em ações concretas e diretas para a sociedade.

    David Teixeira Xavier
    1º Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  126. Moral são os costumes que você aprende de acordo com o local que vive.....Ética são as regras impostas por determinadas pessoas sempre pensando no bem estar das pessoas envolvidas.

    Rosângela da Silva Camargo
    3º semestre - Adm

    ResponderExcluir
  127. Ética são regras impostas na qual o indíviduo tem o direito de respeitá-las ou não. Para responder se a ética é viável ou não o indivíduo tem que ter moral. Moral são costumes que nós aprendemos no decorrer na nossa vivência, é ela que nos dá o dicernimento de certo ou errado.
    Flávia Regina da Costa - 1° semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  128. Ética é diferente da Moral
    Ser ético e ter senso e conhecimento para avaliar suas ações, respeito mutuo e justiça.
    A moral e um conjunto de normas que a sociedade impõe como devo agir qual a minha conduta.

    ResponderExcluir
  129. Ética é o comportamento que um individuo deve seguir para viver em conjuntos com outros individuos. Moral são os costumes de um povo que é formado com o tempo e com valores e príncipios que pode mudar com a passagem dos anos.

    Adriano V.
    Bacharel em Química
    4º semestre

    ResponderExcluir
  130. Na minha opinião, moral são os costumes que você aprende de acordo com o local que vive, de acordo com sua criação e educação.
    Ética são as regras impostas pensando no bem estar das pessoas em geral.

    Aline Salvador de Souza
    4° BQ

    ResponderExcluir
  131. Para mim,Ética é aquilo que se refere ao comportamento humano,que separe o bem no mal,o certo do errado.Moral seriam nossos valores,nossas regras,que cada um aprende dentro do seu meio.


    Laís Aguiar de Almeida
    1º Semestre - Pedagogia
    Sorocaba

    ResponderExcluir
  132. Luana disse....
    Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
    Ética pode ser definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social. Ética é a forma que o homem deve se comportar na sociedade.
    Tanto a ética quanto a moral dependem da consciência de cada indivíduo. Se eu fizer algo que pode prejudicar alguém, e estiver consciente da minha atitude, estarei agindo contra a ética e a moral.
    Luana de Oliveira
    1º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  133. MORAL SÃO VALORES ADQUIRIDOS AO LONGO DA VIDA, AQUILO QUE É CERTO PARA QUE O SEU SEJA VITORIOSO DIANTE DE CERTAS SITUAÇÕES.
    ÉTICA É UM CONJUNTO DE REGRES A SER SEGUIDA PARA UM BEM COMUM.

    PAULA FÁTIMA DEROZZI
    PEDAGOGIA
    GRADE DIVERSIFICADA

    ResponderExcluir
  134. A moral e ética estão inter-relacionadas pois a moral é o conjunto de princípios aprendidos através da educação dos pais, da escola e dos meios em que se vive, os quais norteiam os comportamentos. Já a ética é quando esses princípios são postos em prática na sociedade, pensando no impacto que suas atitudes terão nos demais.

    Daniela Cruz Nogueira
    Administração - 2o. semestre

    ResponderExcluir
  135. Moral é construída desde o princípio da vida tendo por base a educação dos pais,escola onde se forma a personalidade do indivíduo.
    Ética é colocar em pratica a sua moral adquirida, e basta a sociedade julga-la sendo boa ou ruim.

    Mariana de Quadros Piagente

    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  136. Ética seria talvez a "organização" imposta na sociedade que limitaria as ações do homem. Ética seria a maneira de poder controlar tantas cabeças, tantos pensamentos, tantas opiniões... Moral é você prestar atenção em si mesmo e saber quando será a hora de parar. Moral é relevar os próprios valores, respeitar a própria cultura e agir pelo que lhe fora ensinado em sua comunidade.

    Bruna Siqueira, 1º semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  137. Moral seria a educação dada em sua familia,na escola e em sua socidade que vive e com isso mostra seu proprio jeito de ser.
    Ética é o modo de seu comportamento na sociedade na qual vive e com isso mostra algumas regras para vivermos melhor.

    Juliana Cristine 2º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  138. No meu ponto de vista,ética seria o comportamento que uma pessoa deve seguir para viver em comunhão com outras pessoas. Acredito que moral são os costumes de um povo que é formado por valores e princípios.


    Thaís Cau Biasoto
    Pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  139. Ética é saber o que se pode ou não fazer em cada momento. Abrange toda a forma de comportamento de uma pessoa. Moral é o caráter que molda-se com o tempo.

    Helen Dariany C. Candiani
    Adm - Segundo Semestre

    ResponderExcluir
  140. Ética para mim, vem através da educação que recebemos,pois se tivermos uma boa base, seremos éticos através da educação, e transparência, através de tudo que acreditamos sem prejudicár ao nosso próximo. Já a moral, é o conjunto de todos os princípios, que vem ao longo de nossa vida, por todos os lugares, o qual são julgados certos e somos cobrados para tal.

    Fabiane S. Geraldo - 3º Sem de Administração

    ResponderExcluir
  141. Concordo com o vídeo,pois ética não é uma habilidade a ser aprendida e sim é uma formação de caráter através de exemplos em que vivenciamos.

    Sandra Ferrer
    Pedagogia-1° semestre

    ResponderExcluir
  142. Ètica modo de ser, carater, comportamento, é indicar o melhor modo de viver no cotidiano.
    MoralA tem como idéia e valor central o conceito de bemsão retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais.

    Alanda Garcia Dos Santos 3ª semestre adm

    ResponderExcluir
  143. Para mim a moral e a ética andão sempre juntas pois é impossível definir uma sem a outra, pois para termos moral precisamos também ter a ética.


    Kelly Cristina da Cruz
    1º Semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  144. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
    Ética são os valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social,ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

    Graziela dos S. N. Fazzio
    Pedagogia - 1º Semestre

    ResponderExcluir
  145. A ética e a moral são valores construídos individualmente pelo homem na sociedade, podemos definir “ética” como uma organização ou capacidade do homem de refletir sobre suas ações na sociedade.....e amoral como um conjunto de normas que definem o padrão de comportamento social, as quais são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

    Rebeca Elen de Oliveira Pedagogia ( grade diversificada)

    ResponderExcluir