sábado, 13 de março de 2010

VÍDEO







Comente esse vídeo relacionando com o que já lemos sobre Ética nos posts anteriores.





119 comentários:

  1. bom eu tenho que concordar com mario, alias ele explicou de forma simples um dos conceitos de etica, porque como sabemos etica envolve bem mais do que caráter, mas o que ele nos explica e etica de forma facil e basica, para que todos possam entender um pouco mais sobre esse assunto tão polemico.
    Alessandra P.Scarpelli pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  2. tenho que concorda.... a ética envolve nosso caráter e nossa dignidade temos que saber melhor sobre a ética.
    digiane 1 semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  3. mirian bavia 1°semestre-pedagogia
    "Ética vem do breço".
    será que se constroi ética apenas no berço???ou tambem vivendo em sociedade???
    entendo que com a medida certa construiremos etica profissional e moral para uma vida melhor.
    tudo que ja aprendemos até aqui,não foi nada mais do que sabíamos e ignorávamos...se vivéssemos sem ética não estaríamlos qui hoje nesse blog,estaríamos vivendo como animais,sem escolariedade,sem moralidade...

    ResponderExcluir
  4. Bem concordo plenamente com Mario pois ética esta presente em todas as nossas etapas de vida, etica é respeito, ser correto, não querer ludibriar ninguém, onde todo profissional e cidadão tem que ter ética, desempenhando o seu papel.
    Juliana Machado 2º semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  5. O mario falou esta mais do que correto, pois ali ele explica a forma simples e correta do que é etica. A "etica vem do berço", ou seja ela é adquirida desde muito cedo,na formação de seu carater e adquirido em sua aprendizagem, o que não quer dizer que quem não a adqueriu ainda em sua formação não pode te-la, pelos contrario, pois todos nos devemos ter conosco a etica,para que assim possamos cada um ter o seu papel de bom cidadão.
    Jéssica Honorato 1°semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  6. È dificil falar de ética por que, quem não tem carater e dignidade, não vai ser uma pessoa muito instruida.

    Fernanda Soares de Camargo 6 Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  7. Ética vem somente do berço? acredito que a ética tambem é adquirida na sociedade, adquirimos tanto a ética moral como a profissional, pois somente assim teremos uma vida melhor,tendo respeito pelas pessoas que estão ao nosso redor.

    Susana Aparecida Godoi 2°semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  8. Adquirimos esse conceito desde que temos contato com o outro nos interrelacionando,
    a etica é ser valorizado, e dar valor a sociedade, obedecendo os seus deveres e direitos como cidadão.

    ResponderExcluir
  9. Quando Mário se refere que "educação vem do berço"ele quer nos dizer que a nossa educação começa em casa quando ainda somos crianças, a responsabilidade de formação do careter de um individuo é dos pais pois saõ eles através da educação que vai lhes dar uma base para respeitar o próximo,noção sobre o que é certo ou errado,e a sociedade ela vai apenas completar aquilo que já aprendeu desde de criançapara que assim possa respeitar o próximo.
    Camila I C Santos
    Pedagogia 1°Semestre

    ResponderExcluir
  10. Mário ajuda-nos a entender de forma mais clara o que é a ética, ela pode vir do "berço" mais se não cultivarmos perdemos quando criança.A ética é o caráter de cada pessoa, onde desde criança temos que aprender em casa, de fato algumas não tem a ética devido o aprendizado que adquiriu em casa.Mais ainda há tempo de adquirir e possivelmente respeitará mais o próximo.
    Letícia Costa Nunho,Pedagogia,1ºsemestre

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a definição simples de que ética é fazer para os outros, aquilo que gostaríamos que fizessem pra nós mesmos.

    No entanto acredito também que o conceito de ética pode sim ser aprendido ou aprimorado com nossas experiências vivenciadas diariamente, que a educação de berço, é sim muito relevante na nossa conduta, mas também devemos considerar os fatores do ambiente em que estamos inseridos para ter uma melhor conduta ética.

    Gisele Cinto
    3° Semestre Processos Quimicos.

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com Mario, ele deixou mais claro o que é ética. Umas das suas definiçôes que mais me chamou atenção foi "Fazer para os outros, aquilo que gostaríamos que fizessem pra nós mesmo"

    Thais c. Lima
    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. O Video acima nos exprime um conceito interessante e pertinente a ética, contudo ela esta diretamente relacionada com quem detem o poder, claro que berço e sociedade em que vive nos passa uma visão de que seria ética. Seria realmente maravilhoso que todos nos tratasem como nós os tratamos, ou seja a antiga "regra de ouro" faça aos outros o que gostaria que fizessem a vc" mas quantas vezes vemos aquele senhhor aleijado pedindo dinheiro no semaforo e como ajuda a ele... fechamos a janela e olhamos para o lado contrario...
    No Protocolo de Kyoto, porque os Estado Unidos não quis assinar o tradado da redução de carbono??? e alguem achou anti ético??? alguem fez algo???
    Monique Rafaela C. S. Evaristo
    Pedagogia 1º Semestre

    ResponderExcluir
  14. O vídeo que acabamos de ver, nos mostra de forma mais clara o que a Ética, é ter caráter, ser uma pessoa verdadeiram que não seja enganandor, como muitos candidatos políticos, que muitas vezes prometem várias coisas, e acabam não fazendo, são formas de enganar a sociedade, nas quais dão seu volto para ocorrer mudanças, nos quais muitos precisam e não são ajudados.
    Ética é ter responsabilidade, é ser digno, ter conceito de seus estudos e poder pratica-los, e ter palavra, ter consideração ter um ser para o outro é ter dignidade...
    Rafaela, 1º Semestre S.Social

    ResponderExcluir
  15. Este conceito adquirimos desde de pequeno, quando entramos em contato com o outro, podemos obter um convivio bom ou não, a qual depende do comportamento de todos em uma sociedade.
    Agna Benedita Vitorino 2º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  16. Concordo com ele
    "Fazer para os outros, aquilo que gostaríamos que fizessem pra nós mesmo"
    isso é essencial ...
    Isabele Sampaio Albuquerque
    8°semestre de pedagogia

    ResponderExcluir
  17. Vanessa F.Garcia pedagogia 8° sem.
    O vídeo explicou de forma bem clara o que deve ser a etica em nosso cotidiano, com certeza a empatia que é a capacidade se colocar no lugar do outro,direciona toalmente o comportamento ético!

    ResponderExcluir
  18. ètica é viver dignamente, com honestidade, sinceridade e responsabilidade. A ética vem de berço já na nossa criação, como também pode ser construída na vida em sociedade, já que em muitas situações de nossaa vida a ética é indispensável.

    ResponderExcluir
  19. Uma abordagem perfeita de um tema tão complexo de entender como a ética.
    O Mario soube expressar e relatar algo que no fundo todas nós sabiamos, mas tinhamos dificuldade em nos expressar no papel!

    ResponderExcluir
  20. A éticaestá presente em nossa vida, aprendemos isso desde criança, mesmo que com outro nome, masa é algo que desenvolvemos e aprimoramos ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  21. etica pra mim e voce mostrar respeito ajuda,como tambem a sociedade nos ajuda a construir ao longo de nossas vidas

    Fernanda Santos Galvao Fuglini 2 semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  22. Ética ao meu ponto de vista é o respeitoque todos devem ter entre si, independente seja rico ou pobre

    Cláudia Leite Machado 2ºsemestre

    ResponderExcluir
  23. A atual sociedade vive um momento onde a discussão sobre o conceito de ética se torna tão necessária quanto a avaliação das teorias sobre a cultura e a realidade humana. Em princípio, o homem se depara com sua cultura, baseada em valores morais internalizados ao longo dos anos, e nem sempre movidos pelo sentimento do bem comum. Eis que surge então a ética, como o exame da realidade moral, ou seja, a critica real da moral estabelecida. Por todos os lados, a humanidade se encontra de frente a valores distorcidos e conceitos mal ordenados no sentido da coletividade.

    Carina Diogo Alves 2º Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  24. Adquirimos esse conceito desde que temos contato com o outro nos interrelacionando,
    a etica é ser valorizado, e dar valor a sociedade, obedecendo os seus deveres e direitos como cidadão.
    Jocelene Bueno Ferreira 1ºsemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  25. Pelo que se pode analisar no video o que Mário quis dizer que mesmo a ética não vindo proveniente do "berço" por algum deslize dos pais, ela pode ser inserida na realidade da criança futuramente e está com isso possa agir dentro da ética perante a sociedade.

    Mariane Fazolim 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  26. A ética por estar relacionada a conduta moral que rege a sociedade não pode ter, como Mario bem frisou "dois pesos e duas medidas". No caso do ramo empresarial em que se deixa sobressair somente o que interessa a empresa, sem levar em conta os diretos do consumidor.

    Carina de Assunção Silveira 1° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Claudia Elaine de Oliveira 1* semestre - Pedagogia

    Ética é um conjunto de valores morais e principios que norteia a conduta humana na sociedade ;

    E a moral são costumes que podemos e devemos oferecer ao proximo , onde se encontam o: caráter e os sentimentos ; são dois aliados inseparáveis .

    (enviei a mensagem pela conta do meu filho)

    ResponderExcluir
  29. Ética simplesmente algo que muitas pessoas não tem pois, não respeitão o proximo no modo de ser, no modo de agir, e no modo de pensar.

    Moral alguns costumes de familia que as pessoas não sabem respeitar ao proximo e acabam prejudicando pessoas por suas atitudes.

    Tamiris dos Santos Camargo 1º Pedagogia

    ResponderExcluir
  30. A educaçao vem sim se casa mas não somente nela. A etica esta presente em todos os momentos da nossa vida, sem ela a sociedade estaria destruida. Daiane Michele R. Barbosa 1º Semestre

    ResponderExcluir
  31. É evidente que a educação vem do berço e se somos ensinados a agir com más intenções, vamos agir de tal forma. Precisamos rever nossos conceitos para então termos um mundo de pessoas melhores. Juliana Alves Tolentino, Pedagogia, 1° semestre.

    ResponderExcluir
  32. Ètica para mim é algo fundamental para vivermos em sociedade seus princípios e valores, são importantíssimos para nós já que vivemos em um mundo com normas e regras a serem seguidos. moral é o comportamento de cada índividuo com boa conduta e honestidade diante de outras pessoas.
    Kelle Cristina B.de Lima Perira 1º SEMESTRE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  33. Mário está certo, afinal “a ética vem de berço” e esta completamente infiltrada em nossa vida, respeito aos limites dos outros, atitudes certas e erradas, e tudo que aprendemos desde quando eramos crianças.


    Priscila Melo 1ºSemestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  34. Etica é o respeito para com o proximo, é ela quem define nosso carater, essa esta inserida em nosso cotidiano influenciando em cada atitude nossa.
    Paula Louro 2° semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  35. Etica é o perfil de cada um ,com seus valores e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  36. Mário esclarece a questão da ética. Com relaçao a educaçao vem do berço ele tem toda razão,pois os pais tem a responsabilidade de educar e disciplinar os seus filhos dentro dos padrões da ética.

    ResponderExcluir
  37. gizele gonçalves kerne 8º pedagogia
    a ética tem a ver com nosso perfil, com a nossa maneira de viver e se comportar e falar.Desde muito cedo aprendemos ética com a nossa familia, respeitando o outro e o espaço do outro para que assim podemos viver em sociedade.

    ResponderExcluir
  38. vidéo Ética é "Fazer para os outros aquilo que gostariamos que fizessem pra nós mesmo" Assim como respeitar o ás decisões do próximo.
    E assim como essa educação a maior responsálvel é a família, porém se adquire durante o crecimento a convivência com a sociedade.

    Luciane Leite de Oliveira
    Pedagogia - 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  39. juliana mendes
    Eu acho que etica,significa as pessoas se respeitar sempre,e nao invandir o espaço do outro.

    ResponderExcluir
  40. O vídeo mostra de forma clara o conceito de ética que vem realmente de cada família(berço), diferente da moral que é um conjunto aprendido em sociedade.
    Ana Claudia Franco Cavalcante 8ºPedagogia

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Está mais do que certo o que Mario comenta no video, ética do caráter ensina que existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que as pessoas só podem conquistar o verdadeiro sucesso e a felicidade duradoura quando aprendem a integrar esses princípios a seu caráter básico.

    Carina Diogo Alves 2º pedagogia

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. A ética no ambiente de trabalho é hoje um grande desafio para as empresas, já que a ética vem em grande parte da criação familiar e fundação dos prinicpios do ser humano, porém não é possível saber quais são esses princípios ao se contratar um funcionário, concordo pelnamente com o ponto de vista adotado pelo vídeo.

    Patrícia R. Camargo 4ºBQB

    ResponderExcluir
  45. Hoje a ética é um dos temas fundamentais de uma empresa quando se trata em contratação.
    A empresa busca um profissional com grandes princípios éticos, que possa encarar os desafios de uma forma inteligente e coerente.
    simeao p dos santos 4°BQB

    ResponderExcluir
  46. Se todos antes de agir perguntasse para si mesmo, se queria que fosse feito a si mesmo, ah! o mundo seria melhor.

    ResponderExcluir
  47. Se todos antes de agir perguntasse para si mesmo, se queria que fosse feito a si mesmo, ah! o mundo seria melhor.

    Gustavo Berger Moura 4º 4BQA

    ResponderExcluir
  48. É, se cada um fizessem aquilo que realmente justo, mas é o que acontece, sabemos que no cotidiano, sempre haverá um mais beneficiado que o outro no ambiente de trabalho, fugindo da etica profissional,onde não se deve haver dois pesos e duas medidas. Eu por exemplo ja vi casos onde um colaborador consegue tranquilamente um dia de folga para jogar futebol, enquanto que outro tem implorar para conseguir um dia para ir ao medico, pois é, onde está a etica profissional nesses casos?

    André R M Moreira 4BQA-2010

    ResponderExcluir
  49. A definição de ética dada por Mário Persona no vídeo não é acessível como estimulante. Faz com que pensemos nas nossas atitudes e se estamos nos mantendo no campo da ética. Não fazer a alguém aquilo o que não se quer que faça conosco é um bom exemplo de ética que nunca havia pensado antes. Com certeza usarei-o bastante agora.

    Luiz Fernando Delgado do Nascimento - 4ºBQA

    ResponderExcluir
  50. A instituição de ensino realmente não irá fazer milagre com relação a ética das pessoas, porque isso tem que vir de berço.Hoje em dia por exemplo é normal as pessoa "furarem" fila, pra mim isso só mostra como alguém é capaz de agir. Se ela não consegue respeitar uma simples fila, como irá agir com algo que seja maior.

    Layla Bagagi 4°BQB

    ResponderExcluir
  51. O que é apresentado no vídeo, mostra a realidade tanto de pessoas quanto de empresas, os primeiros acham normal algumas atitudes incorretas, enquanto que as empresas tem agido mais éticamente com medo de perder consumidores.

    Carmo 4BQB

    ResponderExcluir
  52. E´tica é fazer para o outro o que gostariamos que fizessem para nós mesmos.Concordo plenamente com o video quando é falado que a ética vem de berço, é muito importante que desde cedo a criança seja ensinada a ser ética pois ela levará para a vida adulta o que aprendeu enquanto pequena, e a partir daí não haverá instituição de ensino, febem ou até mesmo a cadeia que possa ensiná-la a ser ética se ela não teve orientações neste sentido e nem exemplos a serem seguidos.è muito importante lembrar que os exemplos são de extrema importância pois não adianta "Faça o que eu digo não faça o que eu faço".

    Angela MV. da silva 4BQB

    ResponderExcluir
  53. Ética já é adquirida desde cedo na formação do individuo enquanto cidadão mas também é adquirida na convivência em sociedade onde temos que respeitar outros.

    Aline Rodrigues 2ºEQ

    ResponderExcluir
  54. Sempre devemos pensar antes de fazer ou falar algo para as pessoas, devemos nos por no lugar delas quando fossem escutar, sentir, assim veríamos se gostaríamos que fizessem isso com a gente.
    A ética deve e sempre deverá ser construída desde o berço, desde criança os pais devem já instruir seus filhos à agirem melhor.

    Milena F P Macedo 4ºBQA

    ResponderExcluir
  55. A ética moral é fundamental para a nossa sobrevivência em sociedade, pois se todos agirem de forma a não se importar com o outro e agir sem o mínimo de respeito, o mundo viraria um caos total, sem ética e moral.


    Regiane F. Ferreira 4° BQA

    ResponderExcluir
  56. Eu concordo com o vídeo apresentado, pois em relação da ética do indivíduo com o próximo deria ter essa linha de raciocínio, de fazer algo que gostaria que o próximo o fizesse. Em relação empresa/profissional também, a empresa tem que ser clara tanto com o profissional quanto ao cliente sobre sua atuação,sua ética.

    Eliana Teixeira S. do Pinho 2º Eng.quimica

    ResponderExcluir
  57. Ética é tratar o outro indivíduo como gostaríamos de ser tratados, dessa forma todos viveríamos com respeito mútuo e ninguém seria excluido por não seguir regras.

    ResponderExcluir
  58. A ética praticamente é saber viver em sociedade sabendo ter respeito com tudo e com todos sem excessao.

    Luiz Roberto Biscaro junior
    4º BQB

    ResponderExcluir
  59. As relações humanas são complicadas de se entender, mas cada dia mais, a ética fica cada vez mais preciosa, não só pela raridade de pessoas que praticam essa palavra, mas também pela quantidade de pessoas que entendem a importância dela.E acho que seus princípios fundamentais de ética vem de berço.

    Priscila Malherbi-2ºSemestre- Eng. Química

    ResponderExcluir
  60. Ética é o conjunto de normas morais pelo qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. Muitas vezes com o crescimento das empresas deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e às vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes.

    Amanda S. Oliveira 4ºBQB

    ResponderExcluir
  61. Para vivermos bem na sociedade é extremamente necssário termos ética para assim respeitarmos o próximo.O certo é aprendermos a ter ética desde muito cedo dentro de casa, mais infelizmente isso não acontece.
    Danielle Bella Salles 4°BQB

    ResponderExcluir
  62. neste video ja se fala mais claramente oque se espera da ética, como o autor mesmo diz quando agimos sem etica com nossos colegas vizinho filho, no trabalho etc... devemos esperar e mesmo, cobrar que sejam éticos conosco! pois etica deve vir de berço como diz meu pai, respeito pelo que se diz e se faz é a honra de um homen, mas tenho visto muita falta de ética por exemplo, na politica, onde se promete para os fracos pobres fragelados, dar aquilo que é de obrigação do paíz,e apos ser eleitos pela confiança da população,não se faz nada ao mesnos se quer lembra que um dia visitou aqueles pobre coitados, a politica de hoje virou uma baderna onde se pode tudo e se compra tudo sem qualquer escrupulo,nada tem valor moral mas sim financeiro, ai você ve nas craces mais riscas o proprio filho matar e roubar os pais, mas como cobrar isso deles se foram os pais que os ensinaram com suas atitudes,a se tornarem pessoas capitalistas sem o dom e valor de amar ao proximo, como se diz, o filho e o espelho do pai.

    ResponderExcluir
  63. O vídeo mostrou definições mais simples do que é ética, mostrou como saber se você está tendo um comportamento correto ou não, que o que você faz deve ser mostrado de uma forma clara e objetiva, e que ética é algo que não é ensinada, mas algo que as pessoas adquirem de acordo com suas experiências e seus exemplos de vida.

    Lucas dos Santos Marcondes Guimarães
    Eng. Química 2° Semestre

    ResponderExcluir
  64. Ética = Comportamento.

    Será que sabemos nos comportar? Será que somos assim, éticos?

    Não existe ser ético ou não, porque não existe a maneira certa de se comportar. Existem situações diferentes e cada uma exige um tipo de comportamento, ser ético é se portar de acordo com o que a situação te propõem. Muitas vezes quando vemos uma discussão dizemos que ali não há ética, talvez não seja bem assim, pois a situação gerou aquela discussão e um está sendo ético com outro de acordo com aquilo que estão falando ou fazendo, portanto, entre os dois há ética, pois ambos estão sendos verdadeiros e agindo da maneira que lhe convém naquele momento. É óbvio que o fato de estarem sendo éticos um com o outro não significa que há respeito entre ambos, muito menos com aqueles que estão assistindo essa discussão. "Ética vem do berço - diz o vídeo", com certeza isso contribui, mas ética se aprende no dia-a-dia, com as pessoas e acontecimentoos ao nosso redor, pois é diante de cada um deles que aprendemos a nos comportar, agir e ser o que somos.

    CAMILA SOUZA 4°BQA

    ResponderExcluir
  65. Concordo com o Mario, pois achei muito interessante o exemplo onde é dito “será que eu gostaria que alguém fizesse isso comigo?” julgando sua própria ética.
    Também concordo que ética vem do berço, da criação, do ambiente onde ocorre o desenvolvimento da pessoa. Acho que podemos colocar que ética seria o oposto das decisões tomadas por nossos instintos, pelo menos na maioria das vezes, já que quando essas decisões são tomadas, dificilmente ambas as partes saem satisfeitas.

    Vinicius de Oliveira Egêa 4º BQB

    ResponderExcluir
  66. O Mario está correto. A ética vem dos ensinamentos desde a infância. Temos que tomar muito cuidado ao julgar a ética de alguém, pois às vezes julgamos pelas atitudes dos outros e não vemos que estamos fazendo o mesmo.
    A ética depende muito do bom censo, do caráter de cada um, do respeito pelo próximo.

    Pablo F. B. Rodrigues 4ºBQB

    ResponderExcluir
  67. Concordo com o vídeo quando diz que ética "vem do berço" e é criada na pessoa durante a formação do carater e da personalidade. Uma base familiar responsável e com valores dá à pessoa o discernimento para se tornar um cidadão consciente. O conceito de fazer para os outros o que queremos para nós deveria ser o guia principal de cidadania, pois é superior a doutrinas e imposições religiosas ou leis e costumes da sociedade.

    Aline Regina de Almas de Siqueira - 4º-BQB

    ResponderExcluir
  68. Concordo plenamente com tudo que o Mario disse.
    A ética está em tudo o que fazemos, em todas as atitudes que tomamos, nas decisões, nos princípios de cada um. Acho que podemos resumir o que o Mario disse e seguir com uma ética correta onde em todas as ocasiões nós nos colocarmos no lugar do outro, assim creio eu que conseguiríamos manter e até desenvolver nossa ética.

    Sidivaldo Ligeiro 4º BQB

    ResponderExcluir
  69. Concordo com o que ele, pois a educação deve vir desde pequeno e com o tempo vão se adquirindo seus próprios valores com base em regras impostas pela socidade e por si próprio.

    A vivência familiar é a base para a construção do caráter de cada um.


    Josiene de Meira Silva - 4º BQB

    ResponderExcluir
  70. Como citado pelo John Locke, a criança nasce como uma folha em branco.

    Concordo com o Mario, a criança se baseará no comportamento dos pais para formar um carater civil e etico.

    Grazieny - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  71. Como já comentado anteriormente, tudo se baseia na formação da personalidade do individuo, enquanto, ainda em seu processo de desenvolvimento.Daí o papel fundamental da família, em uma época de revolução tecnológica, aonde a informação chega em um clique e em segundos,e os nossos políticos não nos dão os exemplos mais éticos para uma sociedade, temos sempre que lembrar o valor da empatia: colocar-se no lugar do outro.Por isso o valor fundamental da familia, para formação ética e moral do ser humano.

    Ricardo Rogerio Viana 4ºBQB

    ResponderExcluir
  72. Devemos tratar as pessoas como se estivéssemos tratando a nós mesmos.
    Mauro Rube de Morais 4ºBQA

    ResponderExcluir
  73. Este vídeo reforça ainda mais a importancia da ética dentro da sociedade e dos negócios, bem como, define a mesma de forma bem clara, principalmente pelo fato de citar que a ética é não fazer com o próximo o que você não gostaria que fizessem com você, esse conceito diz tudo, quem fere com ferro com ferro será ferido principalmente no mundo dos negócios.
    Concordo plenamente que a ética vem de berço, o que cai novamente no fato da educação pelo exemplo.

    Pamela G. P. Pires 2°BQ

    ResponderExcluir
  74. Esse vídeo me fez pensar, pois realmente é díficil exigir que uma pessoa seja ética sendo que na formação do seu carater teve maus exemplos, e isso se aplica no setor empresarial também, como podemos exigir ética de nossos profissionais se a empresa exige que este profissional use artficios anti éticos com terceiros no seu dia a dia.
    Finalizando ética é bom, todos querem, mas poucos a usam.
    José Felipe Raphael - 4° BQA

    ResponderExcluir
  75. Concordo com o Mário, penso que o alicerce da ética é o caráter, acho também que a ética é uma troca entre duas pessoas ou empresas, basta que um falte com a ética que o outro se sente no direito de assim fazer.

    Marcela Ferreira de Andrade - 4 BQB

    ResponderExcluir
  76. Realmente o video diz tudo, ética vem do berço, somos criados de um espelho que são os nossos pais,é com eles que aprendemos a ter ética respeito e um bom comportamento.

    Elaine Alves 4ºBQA

    ResponderExcluir
  77. Concordo com boa parte do que foi apresentado no vídeo, pois a relação da ética entre indivíduos deveria sempre seguir esse raciocínio, fazer para o outro aquilo que gostaria que fizessem para você. Desta forma aprendemos com as pessoas e acontecimentos ao nosso redor.

    Vinicius Renan Dogo 4°BQA

    ResponderExcluir
  78. Devemos respeitar uns aos outros, porque ética esta baseada na nossa formação.


    Reginaldo de Souza Machado 4BQA.

    ResponderExcluir
  79. Ética esta relacionada com a educação que recebemos onde aprendemos distinguir o e certo do errado e estas informações levamos para nossa vida e dependo de nosso caráter saberemos respeitar ao próximo;as diferenças de cada um.

    Renata Pereira dos Santos 4ºBQB

    ResponderExcluir
  80. Concordo com o vídeo, pois o comportamento ético está relacionado com o que adquirimos desde muito cedo.
    E pensar se gostaríamos que fosse feito conosco o que fazemos com as outras pessoas é uma maneira de se pensar em ética.

    Gisele Evangelista Silva - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  81. Ética é a forma que tratamos as pessoas é isso nos devemos aprender desde cedo o video deixa bem claro,fazer para os outros aquilo que gostaria que fosse para mim.
    pensar no proximo, é respeitar as diferenças de cada um.
    Núbia Alves da Silva 2°semestre Eng. Quimica.

    ResponderExcluir
  82. Como disse Mário, ética é fazer para os outros o que gostaríamos que fizessem pra nós.... ou seja, não só pensar no nosso conforto mas pensar como num todo. Esse comportamento depende dos nossos principíos e também da nossa convivência na sociedade.

    Wania Noronha 4BQB

    ResponderExcluir
  83. O vídeo mostra bem esse conceito, ou seja, a ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A ética estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

    Ednilson da Silva Oliveira
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  84. O vídeo mostra de forma clara o conceito de ética que vem realmente de cada família, para que não fazermos com os outros o que não queremos para nós.

    VAGNER ANTUNES DE OLIVEIRA 4ºBQB

    ResponderExcluir
  85. O comportamento ético pode ser exercido em todas as areas da vida.
    Porém não há como se exigir dentro de uma organização que os funcionarios sejam honestos se a propria hierarquia não traz o comportamento etico em sua cultura e valores. Se nao formos eticos, a atitude das pessoas que estao ao redor de nós tambem sera de desonestidade, e quando pensamos estar ganhandonm ai é que estamos perdendo.

    MARCIA CAVALCANTE 4 ADM

    ResponderExcluir
  86. como ter ética num mundo sem ética, onde estamos sempre en competição?
    Antonio Carlos
    equinocultura

    ResponderExcluir
  87. Concordo plenamente, a ética, respeito vem de berço.
    Deveriamos fazer para o próximo o que gostariamos que fosse feito para nós mesmos.

    luana santana paiva 2 semestre administração

    ResponderExcluir
  88. Concordo com o video, a pessoa precisa fazer o que ela espera para ela mesma. Não se pode estimular a desonestidade e esperar ganhar com isso.

    Respeito e Ética vem de berço.


    Ingrid Botti Candiotto - 1° semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  89. O exemplo de só fazer com os outros o que queremos que façam conosco é ótimo.Vale ressaltar também, que uma empresa só pode ser ética com seus clientes, se durante todo o seu processo operacional, houver atitudes éticas.
    A base familiar é um grande alicerce para futuras ações éticas do indivíduo, fazendo com que boas atitudes sejam triviais.

    Renan Augusto Ribeiro - 2º Semestre - administração

    ResponderExcluir
  90. Com certeza a ética "vem do berço", pois a estrutura familiar, conceitos e costumes formam o caráter do individuo. Porém, a sociedade também tem influência em nessa formação.
    O comportamento ético é a prática daquilo que gostaria que fizesse a você mesmo.

    Thammy Arjona Sanchez
    Administração - 3° Semestre

    ResponderExcluir
  91. A família é o primeiro espaço de convivência da criança. Ao lado da família, outras instituições sociais veiculam valores e desempenham um papel na formação moral e no desenvolvimento de atitudes.
    Desta forma temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade.

    Francine Nogueira. 2ºSemestre Administração.

    ResponderExcluir
  92. É possível estruturar-se na relação de um individuo com o outro, onde o ponto crucial é respeitar ao próximo, fazendo a ele aquilo que gostaria que fizesse por você, sendo assim a estrutura familiar é importante na formação do caráter do indivíduo para construção dos valores éticos e morais, perante a sociedade.

    Fernanda Camargo. 2ºSemestre Administração

    ResponderExcluir
  93. Ética envolve todos os valores do individuo, ela se forma desde os primeiros passos e entendimentos.Mas no mundo em que vivemos muitas vezes nos deparamos com situações embaraçosas em que nos influenciam a deixar nossa ética de lado.Diante de certas situações devemos seguir nossos princípios.
    Enfim ética se faz e cultiva todos os dias desde o berço até nossa velhice devemos ter valores e sermos cidadão corretos.


    Marcia Harumi Saito
    3º semestre Administração

    ResponderExcluir
  94. O video relata o que é ético, muitas pessoas não seguem por não conhecer o assunto, mas outras conhecem e não praticam, como o exemplo que a pessoa do video da: um dono de empresa incentiva O FUNCIONÁRIO a mentir sobre algum assunto da empresa, isso pode gerar uma educação não ética influenciando que esse funcionário não seja ético.
    A conclusão que chegamos é que muitos não praticam corretamente a ética .

    Gabriela Sewaybricker da Fonseca 1° Semestre Pedagoia

    ResponderExcluir
  95. A palavra ética está desconhecida atualmente na boca das pessoas, não só a palavra mas também o comportamento ético que cada um tem obrigação de carregar em sua trajetória durante a vida... as pessoas deixaram de lado seu lado ético de ser e seguem pelo lado mais fácil, mas também meio mal educado, que num exemplo citado no vídeo é furar filas... vemos isso a todo momento em qualquer lugar... a causa disso... falta de ética.

    David Teixeira Xavier
    1º Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  96. O video mostra que devemos sempre pensar que se você não quer passar por determinadas situações não faça com que ninguem a passe também, pois com esse pensamento inicial podemos começar a ter uma noção maior do que ética.


    Rosângela da S Camargo
    3º semestre - ADM

    ResponderExcluir
  97. O que é ter ética? Será que eu gostaria que as pessoas fizessem isso comigo? Em muitos lugares a ética é questão de sobrevivência, ou seja, que vençam os mais fortes. Muitas não conseguem adotar um pensamento ético porque foram criadas com mentiras fazendo com que a hierarquia influencie na ética da pessoa. Dois pesos e duas metidas não funcionam por muito tempo. Portando, a ética deve ser tratada pedagogicamente já que muitos não a conhecem em seu ambiente familiar. Que o indivíduo portanto possa entender sobre esse assunto em um ambiente educacional pois, essa formação o ajudará em seu ambiente profissional e, futuramente em seu mais novo ambiente familiar quando o mesmo construir sua nova família. Talvez esse seja o início de um novo processo.
    Flávia Regina da Costa 1° semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  98. A pergunta em questão será que eu gostaria que fizessem isso comigo, é o que falta na humanidade, se colocar no lugar do outro, às vezes e muito fácil resolver uma questão ética e simples ser você e amar quem te ama, mas, o amor sincero e verdadeiro e quando se ama o próximo a quem não conhece e uma das maneiras de se colocar no lugar da outra pessoa.
    Márcia Mariano 1ºped. noite

    ResponderExcluir
  99. Ética é o resultado da educação que recebemos, onde aprendemos distinguir e escolher o certo do errado, e estas informações levamos para nossa vida e é a formação do nosso caráter.

    Adriano V.
    Bacharel em Química
    4º semestre

    ResponderExcluir
  100. Concordo a ética envolve nosso caráter e nossa dignidade,ética esta relacionado com nossa educação, com o que nos foi ensinado e o que apredenmos e escolhemos em relação a isso. Temos que aprender mais sobre ética para cada vez mais nos tornamos pessoas melhores.

    Aline Salvador de Souza
    4°BQ

    ResponderExcluir
  101. Concordo plenamente com o vídeo,acho que a Ética é uma coisa que aprendemos vendo exemplos e que ser ético depende também da criação,dos exemplos que tivemos ao longo de nosso crescimento.


    Laís Aguiar de Almeida
    1º Semestre - pedagogia
    Sorocaba

    ResponderExcluir
  102. Luana de Oliveira 1° semestre Pedagogia
    Concordo com o vídeo: pois a ética é adquirida a cada momento da nossa vida, a partir do instante que passamos a viver em sociedade:em casa,na escola, no trabalho,etc, começamos a aprender e a praticar a ética.
    A educação vem do berço, porém, na vida em sociedade nem sempre teremos bons exemplos a seguir, na convivência com outras pessoas também aprendemos coisa boas e ruins, mas temos o livre arbítrio, e podemos escolher entre o bem e o mal,e é nesse momento que devemos refletir sobre: se o que vamos fazer, gostaríamos que alguém fizesse pra nós mesmos, e então de acordo com a nossa consciência iremos decidir.

    ResponderExcluir
  103. concordo com o video, pois acredito que a ética é adquirida de acordo com o meio em que vivemos no trabalho, na escola, na família, em casa como também na rua. Se formos acostumados a viver num mundo de mentiras, isso com certeza irá refletir no futuro.

    Paula Fátima Derozzi
    Pedagogia
    Grade diversificada

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Acredito que bons comportamentos se aprendem na infância, através do exemplo dos pais. Na mais tenra idade se aprende a como se comportar em sociedade. A escola também tem o seu papel em abrir os horizontes das crianças ao se ensinar como se deve comportar em sociedade, respeitando aos direitos dos demais e atento aos seus deveres.
    Creio ser mais difícil (mas não impossível) aprender a ser ético depois de adulto, pois bons costumes vêm de berço, como foi dito no vídeo.

    Daniela Cruz Nogueira
    Administração - 2o. semestre

    ResponderExcluir
  106. Concordo com o vídeo pois a ética está relacionado a um todo, desde o início da nossa criação,amigos,escola onde na sociedade trocamos experiências.

    Mariana de Quadros Piagente

    1° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  107. Concordo com o Video, temos que pensar como agir socialmente sem prejudicar ninguém, no trabalho, na escola. Pois ética é respeitar o outro.
    Tatiane Saiuri Slompo Higuchi
    1º semetre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  108. Concordo com o vídeo, pois, temos de nos dar conta de que todas as nossas ações e de que tudo o que contribui para a nossa ética é também o convívio com as pessoas ao nosso redor que nos induzirão a isso também.
    Bruna Siqueira, 1º semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  109. Os videos nos mostra exatamente os conceitos sobre ética e moral, tudo ao nosso redor enfluência as atitudes que a sociedade convive, as pessoas têm que estabelecer para elas mesmas o que acha certo e errado para que não ocorra essa influência.
    Priscila Domingues Resende
    1° semestre - pedagogia

    ResponderExcluir
  110. Concordo com o vídeo, pois temos que pensar em como estamos agindo socialmente,pois não vivemos sozinhos, por isso devemos pensar sempre no próximo, para que não possamos prejudicar há ninguém.
    Pois a palavra ética significa respeitar o próximo.


    Thaís Cau Biasoto
    Pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  111. Concordo com o vídeo,pois nos mostra bem que se nós pensarmos antes de agir para não o atingir o próximo de maneira errada, e ter um bom convivio com as outras pessoas o mundo seria muito melhor.

    Juliana Cristine 2º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  112. Concordo totalmente com o vídeo, o qual mostra que ética, vem através da educação, pois devemos agir sempre nos colocando no lugar do outro, com transparência, verdade. Infelizmente o que mais acontece é a falta de ética de muitos, sempre querendo levar vantagem, ou então imaginando, que se "ela" não fizer outro faz. Daí é que entra a educação, pois não é porque um outro vai fazer algo errado que você deve fazer antes...É nada mais do que colocar em prática seus valores, seus princípios e aquilo que você acredita.

    Fabiane S. Geraldo - 3º Sem de Administração

    ResponderExcluir
  113. A ética é muito importante para o nosso convívio em sociedade, deveríamos falar mais sobre este tema, pois nossa sociedade esta cada dia que passa perdendo os seus valores, as pessoas não tem mais respeito pelo próximo hoje em dia é cada um por si, com cada cidadão pensando que o mundo gira em torno do seu umbigo e se esquecendo que vive em sociedade em que todos tem o mesmo direi

    Kelly Cristina da Cruz
    1º Semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  114. Ao ver o vídeo percebemos o quanto é importante para nos a ética e a moral.
    Pois, convivemos com varias pessõas na sociedade,devemos ter educação e respeita com cada um é suas diferenças.

    Solange Ap de Oliveira Honorato 1ºsemestre da pedagogia

    ResponderExcluir
  115. O vídeo nos mostra que a ética pode ser adquirida a cada momento das nossas vidas, e através de convivências com o próximo começamos a praticar a ética, mas durante as escolhas das nossas vidas temos que saber distinguir entre as coisas boas e ruins, e são os valores interiorizados que nos ajudaram nas boas escolhas. Isso é ética!
    Rebeca Elen de Oliveira ( pedagogia grade diversificada)

    ResponderExcluir
  116. Estamos aprendendo a Ética sempre, na escola, no trabalho, na rua,e principalmente com a nossa família. Respeitar o próximo por exemplo é uma questão de ética.

    ResponderExcluir
  117. Podemos observar que a palavra ética e o ato ético simplesmente parecem desaparecer de nosso dia a dia.
    A responsabilidade de ensinar nossas crianças sobre ética e moral, destina-se as escola e familias.
    Precisamos caminhar lado a lado com a ética, pois a mesma faz parte sim do nosso dia a dia.

    Graziela S.N.Fazzio.
    Pedagogia - 1º Semestre.

    ResponderExcluir