sábado, 6 de março de 2010

Moral e Ética



Objetivo:

Entender o conceito de ética e moral percebendo que a moral numa determinada sociedade indica o comportamento bom e mau. Já a ética procura o fundamento do valor que norteia o comportamento, partindo da historicidade presente nos valores. Perceber que o campo ético, diferentemente do que ocorre em outras áreas, a questão se prende a uma conduta objetiva de comportamento.





MORAL

A moral pode ser definida como um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos nma sociedade social dada. Essas normas e regras se sustentam nos valores criados pelos sujeitos nas suas relações entre si e com a natureza. A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem.

ÉTICA

Falar de ética é falar de convivência humana. São justamente os problemas da convivência humana que geram conflitos e exacerbam diferenças individuais que podem influenciar na convivência das pessoas de um grupo. A ética é necessária para regular e manter a vida humana em harmoniosa convivência. A ética se faz necessária porque seres humanos não vivem isolados; e os seres humanos convivem não por escolha, mas por sua constituição vital. Há necessidade de ética porque há outro ser humano (Trasferette, 2006)



Não existem limites para a ética. Ela supervisiona nossos atos, nossos passos, nossos preceitos. A ética estabelece responsabilidade que devem incluir tudo que envolve a existência humana (Trasferette, 2006).




PRÁTICA DA VIRTUDE

As virtudes fazem parte de uma leitura ética do caráter, que dá um sentido valorativo à questão da personalidade (Cortella e La Taille, 2005).


EDUCAÇÃO E DEVER



Os papéis sociais são definidos levando-se em consideração as instituições onde se desenvolve a prática dos sujeitos. O educador desenvolve sua rática no espaço da instituição que é a escola. Enquanto instituição social, é tarefa da escola a transmissão/criação sistematizada da cultura, entendida com oresultado da intervenção dos homens na realidade, transformando a si mesmos (Rios, 2005).





Vamos aproveitar esse espaço de comentários no Blog

para discutirmos a Ética e a Moral.



257 comentários:

  1. Trasferette destaca que há necessidade de ética porque há outro ser humano.

    Nas nossas atitudes do dia-a-dia temos "percebido" o outro ao nosso lado? Ou ficamos olhando só p/ nosso " umbigo" ?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a prfª que necessitamos da etica por causa do outro ser humano, eu particularmente tenhu percebido o outro ao nossa lado em casa, na faculdade e no mundo.
    Alessandra P.Scarpelli/Pedagogia/1°semestre

    ResponderExcluir
  3. Eu procuro trabalhar sempre pensando no outro,pois em uma escola trabalhamos em equipe temos que estar unidos!Não podemos pensar só no nosso umbigo, pois você pode precisar dessa pessoa no outro dia.

    Letícia Costa Nunho,Pedagogia,1º Semestre

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Todos nos precisamos de ajuda uns aos outros, temos que ter sempre alhuem ao nosso lado para nos ajudarmos
    Juliana Machado 2º semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  6. concordo que necessitamos sim da etica, mais muitos tem capacidade de olhar o seu proprio umbigo...
    1º semestre Pedagogia/ Thais regina jacob leite

    ResponderExcluir
  7. sim, somos serumanos e a cada dia prescisamos ajudar o próximo, pois antes de pedir ajuda ajude primeiro

    ResponderExcluir
  8. teste juliana machado 2º semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  9. Respeitar o próximo é muito importante porque a partir do momento que respeitamos o próximo estamos reistando a nós mesmos
    Camila Inácio 1ºSemestre pedagogia

    ResponderExcluir
  10. A nossa profissão requer pessoas altruístas, que se doam sem pedir nada em troca. Temos que pensar nos outros, ajudar a quem precisa, pois todos necessitam de atenção. Então assim seremos pessoas melhores.


    Juliana Alves , Pedagogia 1° semestre.

    ResponderExcluir
  11. As regras são importantes para que tenhamos um bom convivio porque sem regras não há reipeito com o próximo e cada um faz aquilo que quer e com isso o outro acaba sendo prejidicado
    Camila Inácio 1ºSemestre pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Na verdade hoje muitos não percebem quem está ao seu lado . É mais f´cail até se comunicar e perceber os que stão longe via inernet ...E u , porém percebo mais os de perto, porém também falho , olhando as vezes para meus proprios interesses..

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A ética é necessaria, pois ha um outro ser humano envolvido,a ética é um conjunto de valores que adquirimos, ter um compromisso com os outros sem querer nada em troca, estar sempre disposto a ajudar independente de quem seja.
    Susana Aparecida Godoi 2ºsemestre pedagogia

    ResponderExcluir
  15. Vejo esta colocação sobre ética e moral importante para nós educadores.
    A ética eé o conjunto de valores que adquirimos e interiorizamos, fazendo-os nossos.Esses valores vão notear nosso ser e nosso agir.
    Moral são determinadas por regras e normas de um grupo social ou um povo. Ela varia de uma sociedade para outra.
    De certa forma moral e ética estão muito ligadas, porém não devem serem confundidas.
    A ética vai bem mais aleém da moral. E mais brangente..
    lUCIA DE BARROS Pedagogia

    ResponderExcluir
  16. Tanto a etica quanto a moral é importante na sociedade.
    A moral é importante porque ela é um conjunto de regras e valores que nos ajudam a viver em uma comunidade social.
    Ética é convivência humana, ela é necessária para que possamos ter uma harmoniosa convivência apesar de todos as diferenças.
    ética e moral estão diretamente ligadas mas moral são regras que nos permitem fazer parte de uma sociedade e etica envolve toda a existência humana e como lucia de barroscitou a ética vai bem mais além da moral ela abrange muito mais que a existência human
    Alessandra do Paço Scarpelli/Pedagogia/
    1ºsemestre

    ResponderExcluir
  17. concordo com alguns dos comentários acima a união e muito importante,pois um dia você irá precisar de alguém para te ajudar da forma que for, então respeite para ser respeitado e sempre olhe ao lado assim você perceberá que por mais que você se sinta só sempre terá alguém com quem contar.
    Alessandra P. Scarpelli-pedagogia-1ºsemestre

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Ética: algo necessário, porém nem sempre compreendido, falar de seres humanos abrange muitos debates, afinal somos tão parecidos, porém com pensamentos, ações, reações completamente diferentes. Precisamos nos conscientizar de que necessitamos exercer a ética em nosso cotidiano; ela foi feita para estabelecer o equilíbrio entre nós, pois a convivência nem sempre é desejada mais sim necessária!

    Claudia Regina Ramos Pereira
    1° semestre Pedagogia.

    ResponderExcluir
  20. Regras deveriam ser naturais para quem tem bom senso!

    Claudia Regina Ramos Pereira
    1° semestre Pedagogia.

    ResponderExcluir
  21. Nós sempre precisaremos do proximo do nosso ladu ele que nos ajuda muitas vezes, conselhos, e ideias que poderiam abranger muito mais conhecimentos, o que seria da nossa vida sem as pessoas que nós rodeiam

    Jackeline da Silva Peroto
    1ºsemestre Pedagogia.

    ResponderExcluir
  22. A Ética e um conjunto de valores morais, e é o que estabelece a conduta humana na sociedade, A Ética serve para que haja um bom funcionamento social, ele se estabelece como sentimento de justiça social e ela e com base nos valores historicos culturais.
    isso nos mostra que devemos exercer a Etica em nossa vida a Ética abrange tudo que nos precisamos para uma sociedade melhor, e que possamos nós juntarmos para podermos conseguir nossos direitos.

    ResponderExcluir
  23. A Ética e um conjunto de valores morais, e é o que estabelece a conduta humana na sociedade, A Ética serve para que haja um bom funcionamento social, ele se estabelece como sentimento de justiça social e ela e com base nos valores historicos culturais.
    isso nos mostra que devemos exercer a Etica em nossa vida a Ética abrange tudo que nos precisamos para uma sociedade melhor, e que possamos nós juntarmos para podermos conseguir nossos direitos.

    Jackeline da Silva Peroto
    1º semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  24. Ètica é importante para nós educadores sempre temos que estar pronto á ajudar naum só pensar em si próprio.
    È na convivência que teremos a certeza que estamos preparada a ser um educador

    ResponderExcluir
  25. A ética por se tratar de um conjunto de valores morais, è indispensável para aqueles que querem atuar na área da pedagogia, pois estaremos formando e educando alunos para viverem numa sociedade que tenha justiça, respeito mutuo, dialogo e solidariedade.

    ResponderExcluir
  26. mirian bavia 1°semestre-pedagogia
    Que existem pessoas que so pensem em si,com certeza existe,mas temos que ter no minimo um senso de querer tambem ajudar o proximo,pois como disse Leticia,"não sabemos o dia de amanhã",precisamos entender que sempre iremos precisar do próximo para VIVER!!!

    ResponderExcluir
  27. Bem devemos sempre respeitar uns aos outros independente de quem seja a pessoa que esteja ao nosso lado qualquer conceito dos nossos semelhantes como etnia, raça e religião.sempre precisamos ajudar outras pessoas e fazer um trabalho em grupo com opiniões de todos, pois dessa forma teremos varias ideias, e poderemos ajudar nosso proximo de uma maneira mais completa.
    Juliana Machado 2ºsemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  28. O conceito da ética é um conjunto de valores
    indispensável para a área da paedagogia.


    CLAUDIA LEITE

    DISSE!!!!

    ResponderExcluir
  29. Etica é um dos conceitos mais utilizado em uma sociedade porque trabalhamos atraves de nossos proprios valores etnicos, a qual não devemos criticar e nem menosprezar a opinião, ação, e a cultura do nosso proximo, cada um tem a sua, e usufrui da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir
  30. Eu concordo com a amiga Lucia barros!
    Acredito que todos sabem da importância do outro, porém na prática não é bem assim que funciona, as pessoas lembra umas das outras quando há interesses, na minha concepção não precisamos fazer bem ao outro esperando algo em troca, e sim fazer o bem ao outro por nós mesmo, fazer enxergar o outro na sociedade traz um bem estar que nada pode recompensar as pessoas hoje em dia tem discursos maravilhosos sobre ética e moral, mas falar é fácil, difícil é fazer valer...

    Andréia Lima 8 semestre de pedagogia.

    ResponderExcluir
  31. Para mim ética é uma questão de comportamento, pois ética envolve todo o ser humano,onde tambémos valores morais são um conjunto de regrasonde adquirimos príncipios para se melhor viver em sociedade....

    Fernanda Santos Galvão Fuglini 2 semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  32. Etica nada mais é do que o comportamento da pessoas perante as outras.
    cada pessoa pode definir etica de uma maneira difernte como esta claro nos cometarios anteriores.
    Ética e moral se diferem em função das particularidades, dos ambiente e cultura onde estao inseridos os individuos que criam as regras que regem os pricipios éticos e morais.
    Gisele Cinto
    3°Semestre Processos Quimicos

    ResponderExcluir
  33. Nós temos que olhar para o nosso lado, ao invés de fica só em volta de nosso umbrigo. Pois sempre precisamos do outro.

    Thais C.Lima
    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  34. Precisamos sempre estarmos atento sobre o que acontece a nossa volta, todo dia somos observados em nossas atitudes,comportamento o que encluência no dia a dia. Você nunca sabe quem realmente esta do seu lado por isso temos que ter um olhar crítico respeitando o proximo e ajudando quando necessario tornando-se assim uma pessoa justa porque você sempre precisa de alguem para fazer por você algo que não domina.


    1º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  35. Dizer que nós conseguimos olhar o outro, seria generalizar demais a nossa sociedade, que não é unida e sim fragmentada, nela há sim pessoas "do bem" que olham e ajudam os outros, e há o outro lado da moeda tambem, muitas vezes nós sabemos que o outro precisa de uma atenção a mais, contudo quantos realmente possuem atitude de ajudar?

    "e os seres humanos convivem não por escolha, mas por sua constituição vital. Há necessidade de ética porque há outro ser humano" (Trasferette, 2006)

    como na frase acima, não convivemos por escolha...

    Monique Rafaela C.S. Evaristo
    Pedagogia 1º Semestre

    ResponderExcluir
  36. Concordo com muitos dos comentarios acima, pois sempre iremos precisar uns dos outros. Mas para isso sempre precisaremos andar junto a etica, que é algo que todos nos precisamos ter, mas infelismente é algo que alguns dizem ter, poucos levam a serio e ninguem cumpre a risca.

    Jéssica Honorato 1° semestre-Pedagogia

    ResponderExcluir
  37. Para ser bem realista, eu em meu modo de ser, as vezes me sinto até besta do outro, porque muitas vezes, fazemos coisas ao outro e levamos ponta pé, mas mesmo assim, há pessoas que não fazemos nada por elas, e as vezes sem nos conhecer nos dá ajuda, nos fazem crescer...
    Temos que ajudar uns aos outros, pois não existiriamos sem ajuda de outra pessoa, temos que dar respeito e sermos respeitados, todos temos direitos iguais,e por isso somo iguais.....
    Rafaela, 1º Semestre S.Social

    ResponderExcluir
  38. Necessitamos sempre trabalhar e viver pensando no proximo, alem de estarmos trabalhando com a formação de crianças temos que olhar para outro, ajudando da melhor maneira que pudermos, se cada um fizer sua parte é um pedacinho da sociedade que esta sendo construida.

    Paula di Siervo 2º semestre

    ResponderExcluir
  39. falar de ética e moral é facil, o dificil é por em pratica.
    Todo mundo depende de alguem, de ajuda, mas as vezes tem pessoas que são tão egoista q naum pensam assim, pensam q é só ela na terra e Deus no céu, precisamos sempre pensar no proximo, e tratar ele fazer as coisas como gostariamos q fizessem para nós.

    ResponderExcluir
  40. Vanessa Ferreira Garcia pedagogia 8° sem.

    Perceber o outro é a base de toda a nossa discussão, hoje vivemos em um mundo que nos leva a um individualismo extremo que nos faz não enxergar os problemas de forma global, precisamos reeducar nosso olhar para que possamos nos reconhecer como parte da sociedade verificando nossas ações e suas consequências sociais.

    ResponderExcluir
  41. Moral e ética são valores fundamentais para o bom funcionamento de uma sociedade.fazer o bem e querer o bem são elementos necessários para colocar em prática a ética e a moral, e consequentemente ajudar a quem precisa de maneira indiscriminada.

    Raquel Fonseca- 2 SEmetre pedagogia

    ResponderExcluir
  42. è impossivél viver numa sociedade onde não exista regras para controlar as pessoas,pois cada pessoa ve o mundo diferente da outra e o que para uma é coisa certa para outra é coisa errada, imagine se não tivesse regras no trânsito como seria dirigir ou andar pelas ruas, o ser humano precisa de regras para viver socialmente dentro dos padrões de éticas e morais.

    ResponderExcluir
  43. Moral e Ética são essenciais na vida, pois pra tudo existe limite, regras e ordens, e também para manter a harmonia entre os seres humanos. Tudo isso está certamente relacionado, pois ao respeitarmos os limites do próximo, assim também eles nos respeitam.

    Priscila Melo Moraes - 1º Semestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  44. Etica é um dos conceitos mais utilizado em uma sociedade porque trabalhamos atraves de nossos proprios valores etnicos, a qual não devemos criticar e nem menosprezar a opinião, ação, e a cultura do nosso proximo, cada um tem a sua, e usufrui da melhor maneira possivel.
    Jocelene Bueno Ferreira 1ºSemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  45. Embora as duas tenham o mesmo significado que é "costume", não quer dizer a mesma coisa.
    Ética é a parte da filosofia que aborda os fundamentos da moral. É o estudo dos atos humanos quanto ao fato de serema certos ou errados.
    Moral nada mais é do que um conjunto de regras que determinam como as pessoas de um determinado grupo social devem agir. Essas regras por exemplo, estabelecem quais as partes do corpo que podemos ou não exibir; as palavras e assuntos que podemos pronunciar ou discutir em público...
    O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as exigências das condições das quais as pessoas se organizam as estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho.
    existem 3 tipos de moral:
    1º moral: a pessoa que tem moral é aquela que respeita as regras imposta pela sua sociedade
    2º imoral: é aquela pessoa que sabe o que é certo e o que é errado, porém não cumpre as regras.
    3º amoral: é aquela pessoa ou indivíduo que não sabe o que é moral. Por exemplo: um cachorro é amoral porque ele não sabe e não tem cosciência do que é certo e errado. Ou até mesmo uma pessoa deficiênte pode ser amoral quando tem problemas mentais.

    Nunca se esqueça que moral é temporal e varia de acordo com a sociedade e ética é universal e permanente, nunca muda.

    e é isso ai rs

    Carina Diogo Alves 2º Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  46. Existem muitas variantes. Tem pessoas que só olham para si só, e outras quem não olham para elas mesmas e só para os outros, graças a Deus temos essa variante na nossa sociedade, porque se não o mundo seria egoista e aborrecido.

    Mariane Fazolim 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  47. Claudia Elaine de Oliveira 1*semestre - pedagogia.

    Em nosso cotidiano , é necssário que tenhamos um bom comportamento com o proximo , a final...
    o costume de educação que deve oferecer, não é um pedido, e sim um obrigação.

    (postei pelo e-mail de meu filho)

    ResponderExcluir
  48. A valores estao se perdendo do que realmente importa, se cada um de nos se preocupar no bem estar do proximo, isso se tornara um ciclo de retorno, a sociedade teria com convivio bem melhor. Daiane Michele R. Barbosa 1º Semestre

    ResponderExcluir
  49. A ética e a moral sempre deverão estar juntas pois são relacionadas com o mesmo objetivo pois, as duas exigem o respeito ao proximo e todos devem sempre saber o seu lugar.Respeitando uns aos outros.

    A sociedade não se faz sozinho e como para melhorar que existem regras de sociedade pra serem seguidas.

    Tamiris dos Santos Camargo 1º Pedagogia

    ResponderExcluir
  50. A ética, como muito já se frisou, é o princípio que norteia nossa vida em sociedade. Atrelada a ela está o conjunto de regras morais. Responsável por harmonizar o convívio entre as diferentes gerações.

    Carina de Assunção Silveira 1ºSemestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  51. Precisamos sempre nos importar conosco e com os outros pois, nunca saberemos quando iremos precisar da ajuda alheia é sempre bom ajudar, pois nunca saberemos quando vamos precisar de ajuda.

    Paula Louro 2° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  52. Ética nada mais do que cumprir direitos e deveres como cidadão,obedecendo regas,para que cada um possa ter simplesmente valor moral,não deioxando seu carater decair.

    ALESSANDRA ALCINDA VITORINO 2ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  53. Ética e Moral é importante na sociedade sem este dois as coisa não anda.

    ResponderExcluir
  54. Bom as pessoas hoje em dia se preocupam só consigo mesmo não vem que algum dia eles poderam precisar um dia de alguma ajuda. A sociedade não se faz sozinha e sim da união de todos.

    Suéllen 1ºSemestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  55. Ética é o conjunto de valores, como muito ja frisou é o princípo que norteia, nossa vida em sociedade.Moral são determinados por regras e normas de um grupo.

    Suellen 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  56. gizele gonçalver kerne 8º pedagogia
    a moral é estremamente importante em nossas vidas respeitando regras, respeitando o outro e tendo uma postura e uma conduta justa diante da sociedade em que vivemos;

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Carolina de G. Arantes 8º pedagogia
    Devemos agir com ética e moral em todos os momentos de nossa vida, seja no trabalho ou na família pois os valores devem estar presentes sempre! Devemos pensar no outro e respeitar o próximo...

    ResponderExcluir
  59. Precisamos refletir sobre o papel social de cada um,construir o seu novo ser. Atualmente, temos um grande desafio na vida: construir o nosso ser com espírito ético, fraternal e voltado para o resgate de uma responsabilidade social. Ter boas intenções não basta! É preciso agir na busca do confronto contra todas os males que ferem a ética do direito humano.

    Adéli Sofia 8 semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  60. Ética e Moral, todos precisamos dela para sobrever a sociedade, todos devemos ajudar, porque precisamos de ajuda, devemos respeitar, porque precisamos que nos respeite.
    Quem não tem ética e moral vive em um mundo individualista, e sempre vai faltar algo muito importante algo na vida dessas pessoas, AMIGOS....

    Luciane Leite de Oliveira
    Pedagogia - 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  61. Ètica e moral são valores e prícipios que todos devem rever e analisar se realmente estam cumprindo,e cada um esta fazendo a sua parte.

    ResponderExcluir
  62. A sociedade em que vivemos sempre mostrou a necesssidade de viver em grupos e trabalharmos juntos, porem não e o que vemos hoje em dia, muitas pessoas não se dão conta de que precisamos um do outro para que possamos se tornar verdadeiros cidadoes e que possamos reivindicar os nossos direitos tendo em mente que não fiz nada contra o meu mundo e que so quero ajuda-lo.

    ResponderExcluir
  63. A sociedade em que vivemos sempre mostrou a necesssidade de viver em grupos e trabalharmos juntos, porem não e o que vemos hoje em dia, muitas pessoas não se dão conta de que precisamos um do outro para que possamos se tornar verdadeiros cidadoes e que possamos reivindicar os nossos direitos tendo em mente que não fiz nada contra o meu mundo e que so quero ajuda-lo.

    Jackeline da Silva Peroto
    1º semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  64. A história nos mostra que sozinhos não conseguimos nada. Por isso temos que aprender a lidar com as pessoas ao nosso redor, não só pelo fato de precisarmos um dia da pessoa, mas para ajuda-la caso ela precise e assim poder viver em harmonia, respeito e lealdade com as pessoas a nossa volta.

    Mauro Fernando Buonani da Silva
    4º semestre - Bacharelado em Química turma A

    ResponderExcluir
  65. Ética é um dever de todos, vivemos em um mundo onde existem pessoas ao nosso redor o tempo todo, devemos pensar em nós e em tudo que está em nossa volta, só assim conseguiremos mudar pelo menos um pouco o mundo, e acima de tudo " Não tenha inveja do seu companheiro, se ele está onde está concerteza ele trabalhou e sofreu muito para um dia alcançar seu objetivo "

    Kelly Ido
    4ºBQB

    ResponderExcluir
  66. A moral e a ética estão aí norteando a nossa vida em sociedade e está em nós sabermos administrar a nossa vida sem que isso venha a trazer um peso em nossos ombros.

    Gustavo Berger Moura 4ºBQA

    ResponderExcluir
  67. Acredito eu que a ética e a moral anda exatamente juntas, nós em nossas responsabilidades tanto profissionais quanto no nosso cotidiano devemos agir da melhor forma e sendo sempre conivente com a situação agindo da melhor forma propiciando a bem estar do nosso meio.

    José Sandro da Silva Santos 2°EQA

    ResponderExcluir
  68. A ética é a fiscalização pessoal da moral, por ela têm-se referência dos indivíduos.

    Mauro Rube de Morais 4ºBQA 2ºSemestre Licenciatura Química

    ResponderExcluir
  69. Ultimamente é cada um pro seu lado...nunca antes foi percebido um mundo tão egoista... enquanto poucos tem muito e muitos tem pouco ou quase nada.

    Ana Carolina Siqueira de Oliveira 4°BQA

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. É preciso refletir sobre o papel social de cada um. O ser humano precisa construir o seu novo ser. Atualmente, temos um grande desafio na vida: construir o nosso ser com espírito ético, fraternal e voltado para o resgate de uma segurança social.Ter boas intenções não basta! É preciso agir na busca do confronto contra todas as mazelas que ferem a ética do direito constitucional “dignidade da pessoa humana”, uma ação solidária é necessariamente uma ação coletiva que se expressa atualmente nos movimentos sociais em defesa dos mais fracos. Eu já acredito que, mesmo que uma adorinha só não possa fazer o verão, ações individuais podem começar todo o processo.

    Leandro Soares Da Silva 2EQA

    ResponderExcluir
  72. Um país sem regras, sem normas, sem valores, seria um país muito difícil, pois para que o Homem possa viver civilizadamente em todas as áreas deve haver regras, regras essas que todos devem cumprir e caso isso não aconteça devem ser penalizados por isso.É impossível um mundo sem regras.

    Priscila Malherbi,2ºSemestre Eng.Química

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Certas idéias e pensamentos herdados do berço,tidos como "moral", passados de geração em geração, são um resíduo inutil e antiquado, uma agressão ao pensamento, um veneno que deveria ser eliminado do organismo social...uma pena vivermos sob moldes pre-fabricados idealizados por um conjunto de falsas ideias manipuladas (moral), principalmente, pela igreja e pela minoria que detem o poder seja na epoca da monarquia, república, ditadura...somos escravos de uma criatura poderosa que criamos ao longo da história..mas nesse mundo, Estória ou História são apenas detalhes insignificantes...

    RAFAEL FRANÇA BRAGAGNOLO 4ºBQA

    ResponderExcluir
  75. Aqui estamos novamente, sempre envolvidos com as regras, tudo está entorno delas.
    A moral e a ética ligadas com as regras para que consigamos descobrir como são as pessoas, como entendê-las e respeitá-las.

    Milena 4ºBQA

    ResponderExcluir
  76. A ética é fundamental em nosso dia a dia, nem sempre é respeitada mas está presente em nosso trabalho, na escola, em casa, etc.
    Devemos ter ética para uma boa convivencia junto a sociedade em que vivemos.
    José Felipe Raphael - 4BQA

    ResponderExcluir
  77. Vivemos em mundo onde as pessoas nem sempre sabem o que é ética, e as que sabem nem sempre cumprem seu papel. Por isso, temos que tentar ser um cidadão melhor, cumprindo nosso dever e mostrando ao mundo como é ser ma pessoa com ética, não olhando somente para nós e sim expandindo o olhar para pessoas a nossa volta.

    Juliana Alves de Souza
    Quimica - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  78. Pensar um pouco mais no outro ao invés de pensar em si mesmo, pode ajudar a melhorar o convívio entre as pessoas.
    Geralmente com tantos problemas e/ou coisas para fazer as pessoas não param para pensar ou olhar a quem está ao seu redor.

    Gisele Evangelista da Silva - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  79. Em uma sociedade sem um apontamento para etica, toda sua estrutura tende ao caos e a diassociação ao mundo civilizado.Uma vez perdido a etica, tudo que a precede perderá seus valores e a moral sucumbirá a irracionalidade de um ser cenozóico.
    Grazieny Mendes
    4ºBQB

    ResponderExcluir
  80. Na sociedade não existe trabalho se não houver parceria e com isso o trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  81. Algumas regras e o respeito pelas pessoas deveriam ser seguidas sempre.
    Observamos que o comportamento e as atitudes das pessoas em muitos casos são movidos pela emoção ou pela razão em que acreditam estarem certas, e nem sempre respeitam o espaço e as opiniões alheias.
    Luiz A.F.Almeida
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  82. As nossas atitudes profissionais e pessoais devem ser regidas pela ética e pela prática de boas virtudes. O ato de agir da forma que gostaria que agissem com você é uma boa orientação quando deve-se decidir algo.

    Aline Regina de Almas - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  83. Para todas as ações da nossa vida, temos que estar pautados em 3 pilares de sustentação: ética, moral e legal, ou seja, sempre devemos nos perguntar se o que vou fazer ao próximo está correto do ponto de vista ético, se moralmente não ficarei abalada ou se estou agindo dentro da lei. Caso um desses seja negativo, não devemos prosseguir com a ação.
    Patricia 4ºBQA

    ResponderExcluir
  84. Vivemos em uma sociedade, onde ética e moral,são deixados de lado, quando o assunto é o interesse próprio.Por isso, a criação de regras, para tentar se manter a ordem.

    Ricardo Rogério Viana - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  85. Estamos em uma sociedade onde a maioria das pessoas não sabem o que é ética e moral, e as que sabem não se preocupam em passar a "informação" adiante. Para isso as regras,para que mesmo as pessoas que não conhecem o conceito de ética e moral vivam em sociedade e mantenham a ordem.

    Bianca Gattera. 2°Sem/Eng.Química

    ResponderExcluir
  86. Moral e Ética
    Pude observar que a moral é um conjunto de normas e regras, destinadas a regular as relações dos individuos, já a ética trata dos problemas de convivência Humana.

    Keiton Fernando Lopes
    Eng. Química 2º Semestre 2010

    ResponderExcluir
  87. Moral e ética são exatamente o que faz de nós uma sociedade, é o saber se relacionar com as outras pessoas sem desrespeitá-las e sem que os outros te desrespeitem, uma coisa que muitas pessoas não fazem.

    Lucas dos Santos Marcondes Guimarães
    Eng. Química 2° Semestre

    ResponderExcluir
  88. Ética e moral algumas vezes são deixados em segundo plano por parte da sociedade em determinados momentos. Esses valores deveriam ser sempre utilizados no convívio entre as pessoas

    Vinicius Renan Dogo
    4°BQA

    ResponderExcluir
  89. Nesse nosso processo de aprendizado, é extrememente importante conhecer os valores e responsabilidades. Essa disciplina, acrescenta o conhecimento de ética e moral, e deve estar sedimentados em todas nossas atitudes.

    Ednilson da S. Oliveira
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  90. Moral e ética todo ser humano deveria ter porém, atualmente as pessoas estão esquecendo desses valores tão importante. Um exemplo disso são alguns de nossos políticos que nem devem saber o significado dessas palavras.

    Marcela Andrade
    4BQB

    ResponderExcluir
  91. O convivio é necessário, e infelizmente nem toda pessoa tem moral e ética, o que dificulta e muito o convivio.

    É triste saber que uma pessoa sem moral e ética não se preocupa com o próximo e que passar por cima do mesmo, é absolutamente normal.

    Pamela G. P. Pires
    Bacharel Química

    ResponderExcluir
  92. Na minha opniao, ética é a melhor forma do ser humano se comportar para viver melhor na sociedade.
    Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
    Simeao 4° BQB

    ResponderExcluir
  93. “Nem tudo que é legal é moral”, demonstrando que a moralidade vai além de normas e regras numa relação social, envolve a Ética, que são princípios, e não devem ser mudados.

    ResponderExcluir
  94. Etica e moral está ligado a valores morais impondo ordem e respeito as pessoas com suas diferenças,obtendo carater no sentido valorativo na questão da personalidade de cada ser,como objetivo harmonizar o conviveu de cada nação.
    Núbia Alves 2°Eng. Quimica

    ResponderExcluir
  95. Já que o assunto do outro post foi 'Regras'. Creio que uma das "regras" de convivência a qual estamos todos sujeitos, é a ética.

    Não é possível conviver em um bom ambiente, seja no trabalho ou no âmbito familiar, sem que respeitemos o direito, os "limites" de cada um. Por mais difícil que seja entender o lado do outro, creio que olhar sempre para o próprio "umbigo" é fechar os olhos para os problemas coletivos. E não há qualquer conquista ao longo da história que se resuma à um único indivíduo.


    Diego Erieudes Araujo
    4º BQA

    ResponderExcluir
  96. AS REGRAS SE FAZEM NECESSARIAS PARA QUE EXISTA LIMITES E REPEITOS, PARA QUE O CONVIVIO ENTRE AS PESSOAS NÃO SE TORNE APENAS UMA BANALIDADE ONDE TODOS PODEM TUDO E FEZEM O QUE QUEREM.


    Renata Pereira dos Santos 4 BQB

    ResponderExcluir
  97. Moral e ética andam juntas, mas nada como nos mesmos sabermos administrar as nossas vidas, sem que isso traga risco para nos mesmo.
    Sabendo respeitar o próximo para ter um bom convívio em qualquer ambiente.

    Elaine 4ºBQA

    ResponderExcluir
  98. Regra n°1: Ética. "A ética é necessária para regular e manter a vida humana em harmoniosa convivência".

    Pena que nem sempre isso é verdade.
    Falta ao ser humano entender o verdadeiro siginificado de ética,entender que falar da convivência humana é extremamente importante, pois é a única maneira de conhecer ao próximo e a si mesmo. Aceitar, que não somos únicos no mundo, que há muitos de nós, que mesmo com tantas diferenças, dependemos uns dos outros e que se os respeitamos,vivemos em harmonia, vivemos a ética.

    Camila Souza 4°BQA

    ResponderExcluir
  99. etica e moral são formas de 'controlar' a sociedade para que todos convivam em harmonia , ou pelo menos da melhor forma possivel , porem tem uma frase que resume tudo o que precimos fazer, não fazer para o proximo o que não queremos para nos msm.
    stefania godinho 1 ano eng. quimica

    ResponderExcluir
  100. Ética e Moral são necessarias na sociedade de hoje para que haja um convivio de harmonia e respeito entre as pessoas dentro da sociedade.

    ResponderExcluir
  101. Ética e moral caminham sempre lado a lado, visando um melhor relacionamento entre a sociedade. As duas pesam muito na formação educacional do ser humano.

    Fabrício Bravo - 4BQA

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Resposabilidade social é um fator fundamental para nossa sociedade, devemos nos preocupar com a ética no trbalho e em todos os lugares que frequentamos, assim poderemos viver em harmonia na sociedade.
    Silmara Pedroso Rodrigues EQ 2°AN

    ResponderExcluir
  104. O homem, quando superou sua natureza instintiva passou, efetivamente, a possuir uma natureza social e tornou-se membro de uma sociedade. Desta evolução, surgiu a moral, com o objetivo de estabelecer e assegurar a harmonia e o equilíbrio entre os comportamentos dos membros de uma sociedade e os interesses coletivos da mesma. E, através dos conjuntos de normas e regras estabelecidos pela moral, o homem aprendeu a regular suas inter-relações sociais.
    É fundamental para a boa educação do ser humano, que pais e professores acreditem no estabelecimento dos limites como um processo de compreensão e apreensão do outro através do respeito, pois, não se pode ultrapassar os limites que este terá estabelecido para si, nem satisfazer somente aos próprios desejos sem pensar nos direitos do outro.

    Leandro Soares da Silva EQ2A

    ResponderExcluir
  105. acredito que para convivermos em sociedade precisamos da ética e da mora,além de outros fatores importantes para a boa convivencia, precisamos deixr de ser egoistas e pensar um pouco no proximo, na coletividade, no bem estar social e ambiental.
    Eliana Teixeira Silva do Pinho
    2º eng.quimica

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. A ética é essencial para o convívio humano, já a moral é muito relativa, pois o que é moral pra uns é imoral pra outros, então acho que a moral é um conceito que hoje na sociedade atual já não tem mais influência no comportamento das pessoas, e sim o seu próprio senso de opinião.

    Patrícia R. Camargo 4ºBQB

    ResponderExcluir
  108. ETICA SEM MORAL NAO É ETICA, PARA UM BOM CONVIVERMOS EM UMA SOCIEDADE DEVE-SE COMPREENDER O PROXIMO

    ANDRE RICARDO M. MOREIRA 4BQA

    ResponderExcluir
  109. A etica e a moral devem caminhar juntas para que possamos conviver em sociedade,respeitandos as diferenças de cada um.

    Renata Pereira dos Santos 4ºBQB

    ResponderExcluir
  110. Realmente, seria muito difícil coexistir de maneira pacifica em sociedade sem algumas regras para determinar parte de nossas ações.
    sempre precisamos ajudar outras pessoas e fazer um trabalho em grupo com opiniões de todos, pois dessa forma teremos varias ideias, e poderemos ajudar nosso proximo de uma maneira mais completa.

    TATIANE P. DE SOUZA 4ºBQA

    ResponderExcluir
  111. Jogar lixo nas ruas ou pela janela dos veículos. Quando vejo alguém fazer isso, fico pensando nas sérias conseqüências para a comunidade, além de prováveis acidentes com veículos. Prova disso são as enchentes que tomam conta de muitas cidades, arrasando a vida de muitas pessoas, que provavelmente jogaram o lixo nos lugares corretos, porém a pessoa que provocou tudo isso deve estar dormindo tranquilamente em sua casa segura e o carro do qual jogou esse lixo está bem guardado dentro de uma garagem.
    A ética não precisa de discursos nem de propaganda, a ética precisa de exemplos!

    ResponderExcluir
  112. Moral é um conjunto de normas e a ética é a ciência da moral,se não tivermos conhecimento sobre as duas o mundo vai continuar do jeito que esta ou pior.

    Reginaldo de Souza Machado 4ºBQA.
    Bacharelado Química.

    ResponderExcluir
  113. Nos dias de hoje nos preocupamos mais com as nossas necessidades,buscamos muitas coisas materiais e esquecemos de nos preocupar com as pessoas que estão a nossa volta.

    Layla Bagagi 4°BQ B

    ResponderExcluir
  114. Novamente as regras!

    A ética,mais uma delas e muito necessária pra uma convivencia na sociedade,mas infelizmente a maioria dos seres humanos ainda não a entenderam..a Ética e a Moral andam juntas e em tudo que estamos fazendo,trabalho,faculdade,família,amigos..

    Juliana Ferreira
    4° BQA

    ResponderExcluir
  115. A sociedade mais do que nunca deve agregar-se a regras. As pessoas entenderam errado a liberdade de expressão e comunicação e desencadearam uma série de problemas sociais, onde ninguém mais respeita o espaço do outro.
    A ética e a moral devem ser trabalhadas desde o inicio da vida em sociedade para que depois elas não se transformem naquelas palavras que "todo mundo sabe o que é, só não sabe explicar".

    Luiz Fernando Delgado do Nascimento
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  116. O homem vivi em sociedade e a sociedade existe dentro de um conjunto de regras morais e eticas; o problema é que muitos deles se esquece desses valores;para vivermos e progredirmos em nossa sociedade precisamos sim de regras

    TAMI CAROLINE SAKAI LOPES 4ºBQB

    ResponderExcluir
  117. Etica e moral é muito importante para o profissionalismo!

    ResponderExcluir
  118. Dani
    Etica e moral são muito importante na vida de qualquer individuo, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
    Danielle Bella Salles 4°BQB

    ResponderExcluir
  119. Precisamos de regras para termos um bom convívio dentro da sociedade e parte dessa tarefa quem transmite é a escola.

    Wagner Vaz 4ºBQA.

    ResponderExcluir
  120. Muitas das vezes somos surpreendidos olhando só para o nosso umbigo. Mas o dia a dia, cada momento que passamos durante um dia, nos deparamos com vidas que nos sugam, buscando o mesmo que todos querem, com isto somos obrigados a mudar nossos pensamentos e aprender no dia a dia a ter um convívio melhor com cada um.

    Reginaldo Castro da Silva 2º Eng Química

    ResponderExcluir
  121. APREDEMOS VARIAS COISAS NO DIA A DIA SÓ QUE NÃO COLACAMOS EM PRATICA PRECISAMOS TER MAIS ÉTICA

    JOSE CAROS 2ºA ENGENHARIA

    ResponderExcluir
  122. Quero destacar o que foi dito por Transferete: Não existem limites para a ética. Ela supervisiona nossos atos, nossos passos, nossos preceitos. A ética estabelece responsabilidade que devem incluir tudo que envolve a existência humana (Trasferette, 2006).

    ResponderExcluir
  123. quero destacar o que foi dito por Tranferette:
    Não existem limites para a ética. Ela supervisiona nossos atos, nossos passos, nossos preceitos. A ética estabelece responsabilidade que devem incluir tudo que envolve a existência humana (Trasferette, 2006).

    Carmo 4BQB

    ResponderExcluir
  124. Sempre ouvimos falar de mora e ética porém não existe uma definição escrita, além das leis onde roubar é crime, portanto imoral e se enganar um cliente é anti-ético, porém isso acaba se confundindo com "bom senso", no qual cada pessoa tem o seu e o que acontece é quando uma pessoa age ou pensa diferente do coletivo acaba virando imoral.

    ResponderExcluir
  125. rafael frança bragagnolo 4ºBQA

    ResponderExcluir
  126. etica, faz um ser tomar cuidado ao se envolver em assuntos que não lhe diz a respeito, etica é a atitude correta de se apresentar a uma outro pessoa sem precisar criticar algo, e faz com que se pense em si proprio antes de olhar as atitudes do proximo, ser etita é respeitar as diferença e limites do que devemos e não devemos dizer ou fazer.
    claudemir Ramos EQ2°semestre

    ResponderExcluir
  127. A ética é uma forma de expressar um tipo de rsponsabelidade, sabendo respeitar, ouvir e pronunciar.

    Luiz Roberto Biscaro Junior
    4º BQB

    ResponderExcluir
  128. quero destacar o que foi dito por Tranferette:
    Não existem limites para a ética. Ela supervisiona nossos atos, nossos passos, nossos preceitos. A ética estabelece responsabilidade que devem incluir tudo que envolve a existência humana (Trasferette, 2006).

    Rafael H. 4BQA

    ResponderExcluir
  129. Ser ético é que suas atitudes são sempre voltadas para valores morais. Ser ético é agir direito, é caminhar bem, sem prejudicar os outros. É ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. A dualidade entre a ética e a moral, para clareza dos termos podemos entender que se usa a ética para avaliar o caráter, comportamento humano a moral para reger as normas e os valores de uma sociedade.

    Amanda Santos de Oliveira 4ºBQB

    ResponderExcluir
  130. MARIA GABRIELA ALBUQUERQUE SILVA 4ºBQA

    Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

    ResponderExcluir
  131. "Há necessidade de ética porque há outro ser humano (Trasferette, 2006)"

    Não há como se relacionar com outra pessoa sem moral e ética.

    Quem não tem moral e ética não tem princípios nem posicionamento social.


    Josiene de Meira Silva 4º BQB

    ResponderExcluir
  132. Ética e moral são os modos de ser, agir e costumes. Esses valores vem do berço, da estrutura familiar, vem se aprimorando com a escola e com o tempo. No mundo há necessidade de ética e moral para se relacionar com outras pessoas. Devemos viver em sociedade, respeitando as diferenças de cada pessoa.

    Fabiana da Silva Costa 4ºBQA

    ResponderExcluir
  133. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano e tem caráter obrigatório e a Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo igualmente o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social

    ResponderExcluir
  134. Etica, é o conjunto de valores subjetivos que guiam a boa convivência entre as pessoas de uma sociedade, pois o sujeito que usa da etica , consuma seus atos embasado no conceito de que , o que faz não prejudica nenhum de seus iguais , e recebe em troca apenas a certeza de ter feito o que é certo .
    TAMI CAROLINE SAKAI LOPES 4ºBQB.

    ResponderExcluir
  135. MORAL E ÉTICA.

    A MORAL, PODE SER DEFINIDA COMO UM CONJUNTO DE VALORES QUE SÃO INTRINSECOS DA EDUCAÇÃO DO SER HUMANO , SENDO ASSIM É POSSIVEL ADOTAR POSIÇÕES NIILISTAS QUE EXCLUEM OS DEVERES MORAIS DAS NOSSAS ATITUDES, POREM NÃO DE FORMA NATURAL, E SIM NO AMBITO DE PROTESTOS,POIS A MORAL É AQUILO QUE DEFENDE OS CUSTUMES E, É O ALICERCE DA SOCIEDADE CIVILIZADA, NESSE CONTEXTO A ETICA SE APLICA DE FORMA COMPLEMENTAR POIS NAO PODE SER GENERALISTA, E SIM APLICADA EM SITUAÇÕES ONDE INTERESSES ESTÃO EM JOGO , E NESSA HORA O SUJEITO ETICO TOMA AS DECISÕES LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS INTERESSES COLETIVOS.

    TAMI CAROLINE SAKAI LOPES 4ºBQB

    ResponderExcluir
  136. MUNDO SEM REGRAS.

    UM MUNDO SEM REGRAS É COMPROVADAMENTE INVIAVEL,ASSIM ESSAS CONDIÇÕES IMPOSTAS NA FORMA DE REGRAS , SERVEM COMO REDEAS , PARA GUIAR E REPRIMIR O QUE FAZEMOS EM DETRIMENTO DOS OUTROS , DIGA-SE DE PASSAGEM ATE OS ANARQUISTAS MAIS ORTODOXICOS, PREGAVAM REGRAS EM SEUS MANIFESTOS, E A PRIMEIRA DELAS ERA A REGRA DE NAO SE TER REGRAS IMPOSTAS POR GOVERNOS OU RELIGIÕES.

    TAMI CAROLINE SAKAI LOPES 4ºBQB

    ResponderExcluir
  137. Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

    Rafael Hanf Mota 4ºBQA

    ResponderExcluir
  138. Para exercermos uma atitude ética, devemos nos questionar se gostariamos de receber aquela ação. Não podemos tomar atittudes para com outras pessoas que nâo fariamos a nós mesmos. Para tal, precisamos de valores, que nos deem fundamentos para julgarmos nosso comportamento com sensibilidade. Os valores adquirimos do meio em que vivemos ou do meio em que fomos criados. Um individuo sem valores ou cujo valor se destoa dos demais, tende a ser isolado pela sociedade.

    MARCIA CAVALCANTE 4 ADM

    ResponderExcluir
  139. Na convivência em sociedade são necessárias a Etica e a Moral

    ResponderExcluir
  140. Sim. A moral já é da pessoa, faz parte do meio no qual ela vive e vivenciou já, a ética é reflexiva, você vai adquirindo conforme o seu meio social, você pode utilizá-la ou não. Agora cabe ao indivíduo direcioná-las para o bem ou para o mal.

    ResponderExcluir
  141. Eu acredito que as pessoas confundem muito a ética com a moral, precisamos entender claramente que esses dois termos tem significados distintos, definindo ética significa como teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, é representada pelos costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o ambiente e as experiências de vida.

    Janaine Pires Nascimento 3° semestre de Administração Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  142. Há tempos que confundimos esses dois termos: ética e moral.
    Apesar de se parecerem, são diferentes. Moral é toda a cultura, o conhecimento adquirido no meio em que vive, os costumes. Já ética seriam as normas para se viver em sociedade, relacionar-se com os demais, aplicando toda sua cultura (moral) de maneira que fosse possível uma convivência/relação.

    Thammy Arjona Sanchez - 3° Semestre de Administração
    Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  143. As diferenças pessoais e as crenças que regem uma determinada regiao sao as precursoras da etica e da moral desta mesma sociedade.
    Quando individuos tem ideais diferentes e conflitantes, faz -se necessario instituir regras que disciplinem a convivencia, de modo que nenhum dos lados saiam perdendo. Tais regras podem ser denominadas moral ou ética. A moral é aquilo que orienta quanto ao certo e o errado, e julga quanto aos comportamentos incondizentes com uma determinada sociedade, enquanto a etica norteia e estuda os caminhos que chegam ate a moral.
    Como consta em um texto deste blog, não ha como dar sequer um passo sem estar sendo perseguindo pelas regras morais, que ja sao orientadas desde a infancia e geralmente trancorrem ao longo da vida.

    Camila Pontes Moreira - 3°Semestre de Administração
    Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  144. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  145. É necessário sermos éticos e moralistas para conviver, porque a sociedada exige isso de todos nós.Ètica são valores, principios, que esta relacionada com sentimento de justça social, já a moral é oque cada ser humano adquire para o seu bem, é a nossa cultura de cada região e suas dignas moralidades. Juntando esses dois conceitos é a base para o ser humana encarar a vida, com suas atitudes, levando pelo lado bom ou ruim na sociedade.
    Solana Molina Galli - 1° semestre/ Pedagogia
    Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  146. Eu acredito que as pessoas confundem muito a ética com a moral, precisamos entender claramente que esses dois termos tem significados distintos, definindo ética significa como teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, é representada pelos costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o ambiente e as experiências de vida.

    Janaine Pires Nascimento 3° semestre de Administração Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  147. O que mais falta na cabeça de uma pessoa hoje é a moralidade, agem por impulso e acabam gerando consequências que diferem na própria ética, podendo assim cortar relações de convívio pessoal e comunitário.

    David Teixeira Xavier -1º Semestre de Pedagogia
    Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
  148. Ética é o conjunto e valores que adrimos e interiorizamos no nosso ser, colocando em pratica no nosso agir. Moral é caracterizada por regras e normas, nada além o que boa conduta.
    Eliandra Bella Pedagogia 1° semeste

    ResponderExcluir
  149. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  150. O conceito moral de um indivíduo é algo onde ele exerce um papel perante a sociedade, voltado para os seus princípios. Ja a ética é o conceito básico de convivência diante a uma sociedade, saber respeitar as diferenças, e assim conviver em harmonia.

    Thaís Helena Pizzol Perillo - 1ºSemestre/Pedagogia
    Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
  151. As pessoas confundem moral e ética.
    Todas as pessoas tem que ter ética para poder conviver em sociedade,temos que respeitarmos uns aos outros para que o conviveo seja o melhor possivel.
    Ja a moral é um conjunto de tudo que aprendemos des de criança, e o que cada ser humano deve carregar dentro de si,pois cada um exerce um papel perante a sociedade.

    Daiane Ambar Santos 3°Semestre/Administração
    Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  152. A ética e a moral, além de garantir o convivio entre as pessoas, tolerar as diferenças nos coloca no caminho da prosperidade, fortalecendo a esperança de viver num mundo melhor.
    Eliandra Bella Pedagogia 1°semestre

    ResponderExcluir
  153. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  154. Eu procuro pensar sempre no proximo, pois em uma escola formamos uma equipe, onde trabalhamos juntos.
    Acredito que pensar no proximo não é só na questão profissional, e sim em tudo em nossa vida.

    Thais Cau Biasoto 1°semestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  155. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  156. Entendo que sem responsabilidade é difícil ter ÉTICA e principalmente a convivência social. A ética e a moral atualmente indicam se nosso comportamento é bom ou mau, se temos um caráter correto ou corrompido. Precisamos entender o sentido da palavra "ÉTICA" para que possamos conviver com o próximo.
    Tuane Zampier - 1º semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  157. A tranformação do homem na sociedade vem tendo como papel pricipal a Ética e a sua Responsabilidade ao próximo(ao ambiente, as pessoas, etc.)
    Nenhum ser humano escapa da ética e da moral (Comportamento bom ou ruim e a conduta que temos com esse comportamento).
    Temos então a ética a moral e a educação para nos tranformar em "Ser" humano.
    Jéssica C. E. Diniz- 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  158. Devemos agir com ética e moral em todos os momentos de nossa vida..
    Lilia .T.Wenceslau 1ºSemestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  159. A ética é uma responsabilidade que todos devíamos ter, para a convivência e respeito ao próximo, e para educação, não importando se você em seu trabalho for pedreiro, advogado ou professor, ter responsabilidade de ajudar, ensinar e respeitar, ter dignidade e o mais importante a sabedoria de tratar as pessoas bem, não importa a classe ou a etnia, somos todos seres humanos e devíamos ser tratados, sempre, como igual. Moral seria a responsabilidade com o horário do seu compromisso, fazer e ser melhores para o meio ambiente, ter consciência de regras tratadas com a sociedade, saber direitos, deveres e leis mesmo que não concorde com determinadas situações, a moral e a ética anda juntas, de certa forma que a ética sempre será melhor para o próprio ser e com outros.

    Graziely Cristina Bertin 1º Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  160. Ruth Helen Leme de Barros
    1º semestre Pedagogia.

    Acredito que ética é toda a maneira que a sociedade busca para viver bem com o proximo. Existem várias questões que a sociedade considera não ética, como por exemplo: Aborto e Eutanásia, porém essas questões envolvem muitos outros aspectos, filosoficos e religiosos, e por esse motivo não são autorizados e considerados não éticos.
    Infelizmente não vivemos em uma sociedade totalmente ética, e podemos observar isso em varias situações no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  161. sim, pois não existe uma boa convivência sem os dois caminharem juntos. Respeito sempre.


    selma regina nunes penitente
    1º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  162. Moral é a relação entre o ser humano com a socieda; é um conjunto de normas, regras a serem seguidas. Ética é o comportamento do ser humano perante a sociedade. Fabiana Resta de Camargo - Administração - 3º Semestre

    ResponderExcluir
  163. Dois termos nos quais confundimos:ética e moral.
    Moral:que tem caráter obrigatório.
    Ética:é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

    Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

    Luana Santana Paiva 2° semestre ADM

    ResponderExcluir
  164. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  165. Cada vez mais o homem tem se concientizado nas pessoas ao seu redor, mas muitos ainda julgam o que vai ser bom pra eles mesmo sem notar se vai prejudicar ou ajudar o outro!

    Ingrid Botti Candiotto - Pedagogia 1°semestre

    ResponderExcluir
  166. A ética e a moral são os maiores valores que devemos ter mais infelizmente as pessoas estão se distanciando cada vez mais de ética da moral.

    Kelly Cristina da Cruz

    1 semestre de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  167. ÉTICA E MORAL ;
    MORAL É ALGO QUE O SER HUMANO DESENVOLVE DE ACORDO COM SEUS COSTUMES , APRENDIZADOS, CONVIVÊNCIAS ETC;
    ÉTICA É ALGO QUE O SER HUMANO JÁ NASCE COM ELA , É SABER DIFERENCIAR O CERTO DO ERRADO , O BOM E O RUIM .

    MARCIO ALMEIDA DIAS 2º SEMESTRE ADM

    ResponderExcluir
  168. O ser humano desde o inicio dos tempos sabe que é impossivel viver sozinho e a ética se faz necessaria para o bom convivio em todas as áreas de nossa vida.


    Pamila Damião Macedo
    Pedagogia

    ResponderExcluir
  169. Procuro em meu dia a dia estabelecer a ética com todos que convivo, sendo correta em minhas atitudes quando falho busco caminhos para não cometer os mesmos erros.Temos que respeitar um ao outro para ter boa convivência.

    Fernanda Camargo 2º Semestre ADM

    ResponderExcluir
  170. As discussões a respeito de ética e moral, se tornam mais atuais a cada dia em nossa sociedade.As definições não são díficeis de compreender, no entanto, agir de forma ética em nosso cotidiano representa um grande desafio. O sucesso individual ainda está acima do bem coletivo, tornando sempre importante os questionamentos a respeito dos comportamentos em nossa comunidade.

    Renan Augusto Ribeiro - Administração - 2°Semestre

    ResponderExcluir
  171. Concordo com a Fernanda. Devemos ser verdadeiros em tudo,buscando o melhor nas pessoas,deixando as diferenças de lado para vivermos em harmonia.

    Francine Nogueira 2º Semestre ADM

    ResponderExcluir
  172. A Ética é uma norma estabelecida pela sociedade,pela Leia e por outros fatores que influenciam no comportamento do homem na vida social.Já Moral se adquire ao longo da vida,da educação dos pais e dos costumes,seus principios.São duas qualidades que devem ser retratadas no seu cotidiano.Também são formas do Homem ser julgado perante a sociedade!

    Cinthia Ayumi
    Veris ADM 3 Semestre

    ResponderExcluir
  173. Ao meu ver a Moral aparece como comportamento que para muitos tem um lado subjetivo que prevalece, nem sempre o que é correto para uns será para outros.Já no caso da Ética podemos também ter como base o comportamento do ser humano que interfere na socidade, tal comportamento pode ser positivo (ético) ou negativo (antiético).

    KÊNIA ALBERTO GOMES
    VERIS ADM 3 SEMESTRE

    ResponderExcluir
  174. A tranformação do homem na sociedade vem tendo como papel pricipal a Ética e a sua Responsabilidade ao próximo(ao ambiente, as pessoas, etc.) A ética e a moral se formam numa mesma realidade, onde toda sociedade deveria ter.

    Graziela Fazzio.
    Pedagogia - 1º Semestre.

    ResponderExcluir
  175. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
    Thais Rodrigues de Araujo
    Pedagogia 6º semestre

    ResponderExcluir
  176. Eu concordo com os textos apresentados no blog,e acho que mais do que conceitos ser ético e ter moral é uma obrigação do ser humano.Independente de religião ou qualquer outra coisa,temos a obrigação de respeitar o próximo de enxergar suas necessidades e de sermos honestos com ele.
    Um exemplo ótimo para isso são nossos deputados,governadores..enfim nossos representantes no governo que tanto nos envergonham pela sua falta de ética e moralidade para conosco seus eleitores. Ainda bem que existem pessoas ainda que guardam seus valores e pensam no próximo,do contrário em que mundo viveríamos não é mesmo ? :/

    Laís Aguiar de Almeida
    1º semestre - PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  177. particularmente a ética começa através da responsabilidade social. Respeito é a base de tudo em nossa vida, tanto com o próximo quanto com nós mesmo. Se agimos com respeito e cautela não tem porque algo dar errado. Até porque respeito e responsabilidade estão sempre lado a lado.

    Rosineide Galdino
    1° semestre-Pedagogia

    ResponderExcluir
  178. Ética são regras criadas com base no bom senso, no que é correto e justo.
    Moral é algo que confere ao ser humano respeito e consideração, rege o comportamento humano para o sentido do bom viver e do respeito mutuo.

    Concordo quando dizem que moral "nasce" com o ser humano, mas acredito também que ao longo da vida ela se molda através dos exemplos que temos. Vi uma matéria, onde psicólogos diziam que as crianças ate +/- 6 anos de idade são como esponjinhas, ou seja, absorvem tudo o que vêem e ouvem!

    Andando pela cidade de SP, em um supermercado, vi uma criança pedir doce a sua mãe, ela fez pouco caso de sua petição e disse que não iria comprar, que não tinha dinheiro (na mão de sua mãe estava um maço de cigarro...)...como não suporto mãe que tem filho só para dizer que tem, eu iria comprar o doce e dar aquele garotinho....mas antes que eu fizesse isso ela (mãe) disse que se ele quisesse que pegasse, mas se alguém do supermercado visse ele estava "frito".
    Ele prontamente segurou o doce e cruzou os braços na tentativa de esconde-lo. Ao notar que eu havia visto o que estava fazendo, ficou desesperado, seu olhar assustado pedia para eu ficar quieta!
    Fiquei sem reação! afinal como pode uma criança tão nova estar fazendo aquilo...roubando?! (ele aparentava ter menos de 5 anos).
    Ao sair do estabelecimento, o garotinho aliviado abriu o doce e em sua inocência ofereceu a aquela que se recusou a comprar, ela?!....aceitou!

    Passei o dia assustada e triste também, pois aquele poderia ser a criança que eu pretendo adotar....ele tem o mesmo biótipo que sonho em ter em meus braços, a mesma idade....
    Desistir da adoção?!...nem em pensamento!!

    O futuro dessa criança!?....se continuar a seguir o caminho daquela que lhe colocou no mundo...será triste, e conhecido por nós, apenas mais um "marginal".

    A sociedade dita as regras (ética), mas somos nós que criamos e reinventamos os bons costumes (moral).

    Poderia sim ter entregue aquele garoto aos funcionários do supermercado, mas só faria piorar as coisas (sua mãe como já disse não era exemplo para ninguém) já que o mesmo passaria por um grande constrangimento e eu seria responsável por isso e por algo bem pior a hora que ele chegasse em casa.

    Julgar é fácil, dizer “eu faria isso, ou aquilo” também, mas nunca saberemos como iremos reagir até que aconteça com você!

    Caren F. Rodrigues
    3º Sem. Administração.

    ResponderExcluir
  179. Concordo com a Professora,ética é um conjunto de valores e princípios da conduta humana na sociedade,e serve para
    que haja um equilibrio social.
    A moral ela já é diferente são regras feitas pelas próprias pessoas,como uma forma de cada um pensar no seu bem estar.

    Mariana Pereira Lopes de Almeida
    1ºSem.Pedagogia

    ResponderExcluir
  180. Ética e moral são a base do respeito, vejo como a sustentabilidade do mundo em geral.
    Como uma raiz para todos os bens, a virtude é para poucos é para os que buscam da mesmo forma a ética nasce no coração dos que buscam o respeito e o amor ao proximo!

    Jéssica Almeida de Sousa
    1°semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  181. A Ética ensina a reponsabilidade cidadã entre a sociedade e é esse ensinamento que corresponde na moral. Uma pessoa que respeita a si proprio também respeita o outro e adquire a moral. Essa é uma das virtudes aprendidas pela ética que nós ajuda a pensar em meios para melhorar o ambiente que vivemos .

    Gabriela Sewaybricker da Fonseca

    1 semestre pedagogia

    ResponderExcluir
  182. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  183. Teste, Paula Regina Rossi. 1º Semestre, Pedagogia

    ResponderExcluir
  184. Teste, Paula Regina Rossi. 1º Semestre, Pedagogia

    ResponderExcluir
  185. Hoje em dia a sociedade não esta preocupada com a moral e nem a ética,vimos isso no dia a dia,em qualquer lugar que vamos,a falta de respeito pelo ser próximo,a falta de vontade de cumprir as leis.Aonde aprendemos a ética e a moral?Os princípios vem de casa,da escola,no serviço,com os nossos amigos,da igreja.Não importa que time você torce,que igreja você é,que faculdade você vai o que realmente importa são os seus valores.

    Janaina Aparecida Nogueira Pinto-Pedagogia-1°semestre

    ResponderExcluir
  186. A ética e a moral é algo que deve caminhar com o ser humano, servindo como uma boa ferramenta para ajudar a melhorar nosso planeta, que a cada dia está mais dificil. Hoje em dia responsabilidade social é indispensavel para que a sociedade seja de alguma forma, beneficiada através de ações sociais que envolvem grandes empresas que pensam e acreditam no futuro.


    Leandro de Almeida Soares
    3° SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO/2011 *.*

    ResponderExcluir
  187. Ao meu ver, moral tem como ideia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central, são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana de determinada região. Portanto, o termo moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.

    E segundo o dicionário Michaelis, ética é: "Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática",
    Ética, normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de saber ou pressupor que elas são corretas.
    Entendo que ética vai muito de cada pessoa. Ocorre que em muitas situações o que é ética em um momento acaba não sendo em outro. Ética é o conceito que cada um de nós acreditamos que seja a forma certa de se agir em um determinado momento.
    Se em nossa cabeça estamos fazendo a coisa certa, aquilo sim é ética para nós...

    Professora Maria Angela, perdoe-me os erros de português, e a falta de acentuações necessárias. Espero que tenha ficado claro a minha definição, talvez um pouco extensa, mas trata-se do que eu entendi da sua proposta.
    :)


    Paula Regina Rossi - 1º Semestre de Pedagogia (Licenciatura).

    ResponderExcluir
  188. Ética em filosofia significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade.
    Não nasce com o homem é adquirido ou conquistado por hábito, todo ser humano possue um senso ético que é a sua "conciência moral", que avalia suas ações.
    Moral é um conjunto de normas para o agir específico ou concreto. A moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

    Moral: "como devo agir"
    Ética: "que vida quero viver"

    Márcia Mariano pedagogia 1ºsemestre.

    ResponderExcluir
  189. Para vivermos em perfeita sintonia com o mundo.Devemos ter valores como ética e moral.
    em todo momento nos deparamos com situações diversas.Observamos a falta de ética em outras pessoas, e também nos deparamos com situações em que nossa ética esta sendo observada.
    Adquirimos a ética em nosso dia-a-dia com experiências vividas.A moral é algo que adquirimos desde pequenos a ser honesto e justo com os acontecimentos.
    Ética e Moral todos nós devemos praticá-los e aprimorarmos em nossa vida.

    Marcia Harumi Saito
    3º sem Administração

    ResponderExcluir