sexta-feira, 12 de março de 2010

A Cultura no desenvolvimento da ética






Muito tem se falado sobre o tema ética, cultura e valores.
A preocupação com princípios éticos, valores morais e um conceito abrangente de cultura é necessária para que se discuta responsabilidade social de maneira coerente. especificamente a área de ética e responsabilidade social, há muitos trabalhos que mostram preocupação com a cultura. Isso se dá pelo reconhecimento de que ética, cultura e valores morais são inseparáveis da noção de responsabilidade social.






CULTURA

Para os antropólogos a cultura é entendida como um sistema específico de valores e visões do mundo em cujo contexto se dão as ações e práticas de determinada sociedade. Ou, de outra forma, um conjunto de mecanismo simbólicos que utilizamos para organizar a realidade. Valores culturais são significados e regras de interpretação da realidade, estruturas cognitivas e simbólicas que determinam o contexto no qual o ser humano, sendo sempre um ser social, pensa e age.


VALORES MORAIS

O s valores morais são aqueles criados pelos sujeitos e que fazem com que no espaço da moralidade aprovemos ou não o comportamento dos sujeitos que designamos como correto ou incorreto.

Dizemos que existe valoração na medida em que qualquer interferência do homem na realidade se dá na perspectiva de conferir significado à realidade que envolve o homem.

ÉTICA, CULTURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Não há indivíduos, empresas ou países sem cultura. Toda sociedade funciona de acordo com princípios, valores e tradições culturais específicos, que determinam os pensamentos e comportamentos de indivíduos, grupos e instituições, entre os quais se incluem, necessariamente, as organizações, as escolas e o mundo dos negócios em geral.
Além de princípios éticos e valores morais, temos também princípios e valores culturais influenciando os modos de ação e práticas administrativas e, portanto, o modo como a responsabilidade social corporativa é concebida e mplementada em determinada sociedade.


Agora é com você:

A REGRA É O PRINCÍPIO DA CULTURA; REGRAS NÃO SÃO FATOS NATURAIS, MAS SIM PRODUÇÕES HISTÓRICAS ENGENDRADAS PELOS HOMENS.



181 comentários:

  1. Não seria um mundo como hoje

    Letícia Costa Nunho,Pedagogia,1ºsemestre

    ResponderExcluir
  2. Seria um desastre, pois com regras ja esta dificil magina sem.

    ResponderExcluir
  3. Se não houvesse regras no mundo o mundo seri um coas cpois a gente se vive de acordo com as regrasimpostas pelo mundo e pela sociedade
    Alessandra Scarpelli/1ºsemestre/ pedagogia

    ResponderExcluir
  4. Nos dias de hoje as regras fazem parte do nosso cotidiano não da para imaginar um mundo sem regras.
    Susana Aparecida Godoi 2ºsemestre pedagogia

    ResponderExcluir
  5. Concordo que regras não são fatos naturais, mas produções históricas. Sendo assim a regra nunca pode ser absolutizada , pois ela muda com a sociedade, a história , ela se transforma.
    Mesmo as leis, ou normas , se temos que ensiná-las , faz-se necessário conhecer a motivação dela ou seja o se 'espírito' , o que lhe inspirou e não a lei pela lei.
    lUCIA DE BARROS. Pedagogia/ ALUNA SIT.ESPECIAL

    ResponderExcluir
  6. A sociedade seria um caos, pois as regras faz com que nós tenhamos uma organização, faz com que nós possamos agir de acordo com a lei e a organização estabelecida pela sociedade...as regras são como as leis mudam com o tempo mas nunca desaparecem, digo qua as regras foram feitas para serem obedecidas e para organizar a sociedade que sem elas seria um caos.
    Alessandra P. Scarpelli pedagogia 1ºsemestre

    ResponderExcluir
  7. a sociedade sem regras seria uma falta de organização, com elas já esta dificíl para ser compridas.
    digiane 1 sementre pedagogia

    ResponderExcluir
  8. mirian bavia 1°semestre-pedagogia
    NOSSAAAA!!!!se não houvessem regras com certeza o mundo seria um caos,uma desordem,uma loucura...a sociedade ficaria precaria e não teria mais princípios básicos,o mundo se afundaria!!!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo se não houvesse regras, acredito que a sociedade tenderia a buscar seus lideres naturais, esses iriam sempre impor algum tipo de regra.
    A historia da humanidade esta cheia de relatos de lideres natos que mesmo sem poder de nascença tinham em sua natureza tal liderança, gostaria de citar aqui dois exemplos: Jesus Cristo, conseguindo que milhões de pessoas o seguissem desde sua epoca ate os dias de hoje; Luis Inacio Lula da Silva, um simples metalurgico do grande ABC paulista foi responsavel pela maior paralização de trabalhadores do Brasil, tal liderança o levou ao decorrer dos anos ao posto mais importante de um país, a presidencia.
    Monique Rafaela Campos S. Evaristo
    Pedagogia 1º semestre.

    ResponderExcluir
  10. Se não houvesse regras o mundo nçao seria mundo, seria tudo desorganizado e sem coerencia, pois todos nos iriamos viver precariamente e possivelmente sem nossos principios basicos que adquirimos em nossa formação.
    Jéssica Honorato 1°semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  11. Se as regras não existisse, o mundo hoje em dia seria muito ruim, porque tudo poderia fzer sem regras, imaginem como seria assim.

    Fernanda Soares de Camargo 6 Semestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Etica abrange todos os niveis socio economicos, culturais, regionais, dando como base os valores que cada ser humano tem em sua sociedade, e impondo regras, para que vivamos em ambientes organizados.

    ResponderExcluir
  13. A sociedade esta baseada na cultura de cada comunidade , local ou país, seguimos padroes já prédeterminados, e apenas damos sequencia naquilo que ja foi imposto por outra pessoa.
    A etica,é o valor, de cada cidadão tantos deveres como direitos que cada um tem.

    ResponderExcluir
  14. A regra é o principio da convivencia humana se abservarmos a história da humnidade ela nos mostra como foi o processo de evolução do homem a maneira que se organizou em sociedadecomo foicriando regras para que assim pudesse viver em sociedade e é passado de geração em geração através da cultura que inflência no modo de pensar,agir,tradição e valores passado de pai para filho.
    Camila I C Santos
    Pedagogia 1°Semestre

    ResponderExcluir
  15. Temos que utilizar os nossos principios basicos que aprendemos desde criança, no mundo sem regra isso se tornaria impossivel, torna cada vez mais dificil ser um cidadão.
    Letícia Costa Nunho,pedagogia,1ºsemestre

    ResponderExcluir
  16. As regras são moldadas e alteradas de acordo com a cultura e as nescessidades da sociedade, cada sociedade tem suas proprias regras definidas para uma vivencia em harmonia. As alterações dessas regras acontecem devido a evolução do modo de pensar e do comportamento da sociedade.

    ResponderExcluir
  17. A sociedade sem regras seria um desastre total, pois precisamos delas pro nosso dia-a-dia

    Thais C. Lima
    1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  18. Seria um caos pois cada um agiria para o bem próprio.



    1º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  19. Seria um "inferno" desculpe o termo, mais sem regras não tem como viver, magine morar num local onde vc pode fazer oq bem entender, sem ter regras, muitos os agrediriam, nem todos gostariam d vc, pelo oq faz...não existiria direito social, haveria guerra e muitas coisas.......

    ResponderExcluir
  20. Não existe sociedade sem regras, as regras foram feitas para que as pessoas possam se respeitar e serem respeitadas. É um conjunto de normas que serve para unificar e delimitar a ação das pessoas.

    Paula di Siervo 2º semestre

    ResponderExcluir
  21. se com regras já está dificil, imagine sem elas, como estariamos hoje...

    Isabele Sampaio Albuquerque 8ºsemestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  22. A través dos presentes textos pude relacionar as regras, a cultura, a moral e a ética como sendo a base para a construção da responsabilidade social sendo definidas pelo senso crítico e a visão de mundo de cada indivíduo que é parte da sociedade.

    ResponderExcluir
  23. regras são criadas pelos homens, para uso dos próprios homens, elas são muito úteis para nosso dia-a-dia,seria impossível viver em mundo desrregrado, não existiria limites, as pessoas não se respeitariam. Mesmo com tantas regras, ainda existe pessoas que não se respeitam e não vivem com ética e moral.

    Andréia 1ºsemestre Serviço Social

    ResponderExcluir
  24. As regras foram criadas para tornar a sociedade mais justa, com menos desigualdades sociais e assegurar os direitos de todos.

    ResponderExcluir
  25. As regras foram feitas para serem cumpridas, ou seja , as regras foram feitas para impor limites, imagine um mundo sem regras......
    Claudia Leite Machado 2ºsemestre

    ResponderExcluir
  26. Etica abrange todos os niveis socio economicos, culturais, regionais, dando como base os valores que cada ser humano tem em sua sociedade, e impondo regras, para que vivamos em ambientes organizados.
    Jocelene Bueno Ferreira 1ºsemestre de Pedagogia

    ResponderExcluir
  27. A ética é, atualmente, uma disciplina da maior importância para as atividades profissionais e, em
    particular, no âmbito da Gestão Cultural.
    Entra tambem os valores que todas as culturas criam, necessariamente – sejam eles bons ou ruins – existem aqueles que dizem respeito mais de perto às ações dos homens entre si, aos seus comportamentos individuais e coletivos.

    Carina Diogo Alves 2º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente o mundo j´está se tornando um caos, pois muitos sabem que existem regrasmas não as respeitam...Uma questão que deveria se tornar regra para todos é o amor e o respeito um pelo outro...

    Fernanda Bergamaschi - 8º Pedagogia

    ResponderExcluir
  29. A sociedade seria um lugar inabitável, onde ninguem respeitaria ninguem, onde os mais fortes acabariam de vez com os mais fracos e onde os inteligentes seriam taxados de loucos por pensarem que poderiam mudar o mundo.

    Mariane Fazolim 1°Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  30. Claudia Elaine de Oliveira 1*semestre - pedagogia.

    Não seria nada fácil organizar a realidade em determinada responsabilidade social...

    (enviei pela conta de meu filho)

    ResponderExcluir
  31. Regras são na verdade criadas pra que criemos uma sociedade mais justa, para que todos sigam as regras para se tornarem mais cidadãos.

    Mas sabemos que regras não funcionam para todos igualmente pois, quem pode mais sempre saem em vantagem.

    Mas ainda acreditamos que um dia possamos ser uma sociedade mais justa.

    Tamiris dos Santos Camargo 1º Pedagogia

    ResponderExcluir
  32. A sociedade esta baseada na cultura de cada comunidade , local ou país, seguimos padroes já prédeterminados, e apenas damos sequencia naquilo que ja foi imposto por outra pessoa.
    A etica,é o valor, de cada cidadão tantos deveres como direitos que cada um tem.Daiane M.R. Barbosa 1º Semestre

    ResponderExcluir
  33. A cultura de cada lugar é diferente, temos que respeitar. Isso é ser ético. Juliana Alves Tolentino, Pedagogia, 1° semestre.

    ResponderExcluir
  34. Refletindo sobre o que vimos até agora sobre ética, chegamos à conclusão que, de fato, as regras são noções culturalmente construídas. Ela não nasce com o homem. É no decorrer do seu processo evolutivo que as normas vão sendo assimiladas e transformadas, de acordo com o pensamento político e social vigente.


    Carina de Assunção Silveira 1ºSemestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  35. Acredito que as regras são fundamentais em nossa sociedade, afinal foram criadas para que houvesse os direitos assegurados e os deveres compridos para que a harmonia possa estar presente nos nossos dias.

    ResponderExcluir
  36. Seria muito difícil o mundo sem regras, uma confusão total,sem organização,sem respeito uns com os outros,traria muitos danos a sociedade.



    Kelle Cristina B.de Lima 1°semestrepedagogia

    ResponderExcluir
  37. Um mundo sem regras seria um caos, pois todos se achariam no direito de fazer o que bem entendesse, o mundo não seria correto nem honesto com a população.
    Paula Louro 2° Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  38. A falta de regras seria o fim de uma sociedade justa, onde todos sofreriam as consequencias por falta de limite.

    Edmeia L. Pereira

    ResponderExcluir
  39. Moral e importante para nós .
    Ética é convivencia humana

    ResponderExcluir
  40. A regra é oprincipio da convivencia humana se observamos a historia da humanidade

    ResponderExcluir
  41. A sociedade sem regras seria uma sociedade sem princípios, com sua cultura seria desmoralizada. Elas existem para impor ordem, respeito, e isso faz dela algo importante, que com certeza não foi criada a toa!

    Priscila Melo 1º Semestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  42. A ética e moral são coisas fundamentais para o nosso dia a dia elas impõem regras a serem obidecidas tanto quanto tambem os direitos para serem usufluidos.

    Suellen 1ºSemestre

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Moral e Ética: se quisermos viver em harmonia com a sociedade, no nosso dia a dia devemos aprender a escutar e a respeitar o nosso próximo indepêndente de sua cor, religião, nível socioecônomico....

    Luciane Leite de Oliveira
    Pedagogia-1ºSemestre

    ResponderExcluir
  45. Seria uma sociedade selvagem, sem cultura, sem os bons costumes e comportamentos que trazemos desde o nascimento.

    Ana Claudia Franco Cavalcante 8ªPedagogia

    ResponderExcluir
  46. As regras são criadas justamente para o bom andamento da sociedade, assim como a moral e ética,a cultura é resultante do comportamento diante essas regras.Se estas não existissem talvez a ordem social seria completamente desasjustada e um caos.

    Bruna Carolina Giamboni
    1ºsemestre- Serviço Social

    ResponderExcluir
  47. As regras foram feitas para assegurar o andamento da nossa sociedade e manter a ordem.

    Temos que respeitar ao próximo sem olhar a quem.

    Mauro Fernando Buonani da Silva
    4º semestre - Bacharelado em Química turma A

    ResponderExcluir
  48. A cultura não se adiquire s sim se contrói com o passar do tempo, com atitudes e ações corretas.

    Kelly Ido
    4ºBQB

    ResponderExcluir
  49. As regras estão entrelaçadas com a cultura do homem em sociedade, quanto mais a cultura é desenvolvida e avançada é natural o aparecimento de regras que atendam este progresso.

    ResponderExcluir
  50. As regras estão entrelaçadas com a cultura do homem em sociedade, quanto mais a cultura é desenvolvida e avançada é natural o aparecimento de regras que atendam este progresso.

    Gustavo Berger Moura 4ºsemestre bac.química

    ResponderExcluir
  51. As regras que determinam uma cultura, é aceita quando todos participam e a moral é determinada o quanto mais aperfeiçoado estas regras são seguidas.

    Mauro Rube de Morais 4ºBQA e 2ºSemestre Licenciatura Química

    ResponderExcluir
  52. O mundo seria perfeito sem regras quando as pessoas pudessem respeitar umas as outras. Por enquanto é melhor segui-las.

    ResponderExcluir
  53. antigamente era simples, as regras eram criadas para se evitar erros ja cometidos, porque isso parou de acontecer? porque certos sistemas não acompanham a evolução?
    regras?
    quem cria?
    quem segue?
    quem é favorecido?
    nos acomodamos?

    RAFAEL FRANÇA BRAGAGNOLO 4ºBQA

    ResponderExcluir
  54. A cultura é contruída com o tempo e a história de pessoas,acredito que sem cultura a sociedade não teria o mínimo de lazer e conhecimento.

    Existem regras para mater tudo isso em ordem, mas nem sempre são usadas, existe sim um lado lindo e perfeito, mas também tem o lado que não é bem assim.


    No entanto se essas regras não existissem, a bagunça seria certa. Mas a chave disso, é o respeito entre as pessoas, sem isso, não se vai a lugar nenhum.

    Lilian Müzel 2ºEQA

    ResponderExcluir
  55. As regras sempre vão aparecer quando mais precisarmos dela.
    Conforme formos evoluindo, elas sempre irão se modificando e se ajeitando para melhor nos atender.
    E é por isso que sempre teremos o respeito mútuo e boa convivência na sociedade.

    Milena 4ºBQA

    ResponderExcluir
  56. As regras se fazem necessárias para manter a ordem na sociedade, acredito que sem elas não teriamos sociedade, pois, até mesmo os criminosos tem suas regras.
    O bom é que podemos questionar e alterar as nossas regras de acordo com o que for melhor para a sociedade, buscando sempre o bem comum para todos.
    José Felipe Raphael - 4BQA

    ResponderExcluir
  57. Viver em um mundo de regras é totalmente necessário, pois sem elas seria impossível, não haveria limites e principalmente respeito entre as pessoas. Mesmo com regras, pessoas se desrespeitam e não sabem viver com ética moral.

    Juliana Alves de Souza
    Química - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  58. A regras servem para tornar o convívio em sociedade mais agradáveis e se não existissem seria uma confusão total.

    Gisele Evangelista da Silva - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  59. Sem regras não conseguiríamos conviver um com outro, pois acabaria o respeito

    ResponderExcluir
  60. O conjunto de regras que rege a sociedade serve como um norte para que possamos ter limites ao nos relacionarmos. É de extrema importância que a ética e a responsabilidade sejam conceitos concretos e naturais e não idéias impostas.

    Aline Regina de Almas - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  61. Impossível viver em um mundo sem regras, o ser humano não é tão evoluido assim, evoluímos no aspecto físico e material, não no aspecto moral!!!

    Ricardo Rogério Viana - 4ºBQB

    ResponderExcluir
  62. Regras existem para serem cumpridas e assim conseguirmos unificar nossas atitudes.
    Patricia 4ºBQA

    ResponderExcluir
  63. Impossivel viver sem regras, a sociedade foi criada assim, desde então estes são os limites para uma convivencia traquila.

    Bianca Gattera. 2°sem/Eng Química.

    ResponderExcluir
  64. A cultura no desenvolvimento da ética está em todo lugar, onde não é o Homem que impõe suas regras e sim as tradições culturais.

    Keiton Fernando Lopes
    Eng. Quimica 2º Semestre 2010

    ResponderExcluir
  65. As regras ou as leis são realmente a base da cultura, afinal locais diferentes têm regras diferentes, e as regras de um local definem o modo como a população verá o certo e o errado, por exemplo, no Brasil se um homem tiver duas mulheres ele estará errado, mas no Marrocos um homem pode se casar com mais de dez mulheres, por que é assim? Porque essas foram às leis que eles criaram, que seguem e nossa cultura deve parecer tão estranha para eles como a deles é para nós.

    Lucas dos Santos Marcondes Guimarães Eng. Química 2° Semestre

    ResponderExcluir
  66. O convívio entre as pessoas seria praticamente impossível sem algumas regras determinadas.

    Vinicius Renan Dogo
    4°BQA

    ResponderExcluir
  67. Com certeza regra é o príncipio da cultura, pois, acredito que ela foi criada para solucionar um problema e/ou colocar ordem em alguma situação no passado, e que a mesma se manteve por costume, mesmo com o passar do tempo e alterações das situações vividas e desta forma virou uma cultura.

    ResponderExcluir
  68. Na verdade todos nós sabemos nossos limites e mossas liberdades, regras e leis surgem para aqueles que nao respeitam seus limites e invadem o limite do próximo.
    Simeao 4° BQB

    ResponderExcluir
  69. Nós somos indivíduos que temos pensamentos, cultura, personalidade, conceitos, ambições, projetos, aspirações, entre outras coisas, diferentes e para que haja harmonia entre as pessoas, em seus relacionamentos, nada melhor que "regras" para estabelecer limites e facilitar a convivência.
    Carmo 4ºBQB

    ResponderExcluir
  70. As regras com certeza são produção historicas, mas com o passar dos anos se adaptam com seu tempo dando sequencia naquilo que foi imposto baseando na cultura de cada comunidade.Ela foi criada para ser respeitada impondo limites, ordem e respeito.
    Núbia Alves 2°Eng.Quimica

    ResponderExcluir
  71. O ser humano só precisa de regras pois não respeita o próximo como deveria.


    Diego Erieudes Araujo
    4º BQA

    ResponderExcluir
  72. As regras sempre vão aparecer, coforme evoluindo ira se modificando para melhor nos atender.

    Elaine 4ºBQA

    ResponderExcluir
  73. Como diz o texto: "A regra é o príncipio da cultura".

    Sem regras, sem cultura. Sem cultura, sem saber pensar, sem saber agir. Sem saber pensar, sem valores morais. Sem valores morais, sem liberdade de escolha, sem personalidade. Sem personalidade?! Cadê o ser humano?

    Somos feitos das regras e delas sobrevivemos.

    Camila Souza 4°BQA

    ResponderExcluir
  74. No meu entender, a cultura e a ética realmente precisam andar juntas, pois o ser humano precisa dos dois além de muitas outras coisas, para se tornar uma pessoa melhor, ou seja, devemos aplicar em nós mesmo o interesse para buscar aperfeiçoamento como ser humano.

    VAGNER ANTUNES DE OLIVEIRA 4º BQB

    ResponderExcluir
  75. todos temos uma criação baseada na cultura em que vivemos , que tem por consequência valores específicos de cada cultura.
    stefania godinho 1 ano eng. quimica

    ResponderExcluir
  76. Regras existem para determinar o que é permitido fazer, respeitando uma ordem de fatores, de maneira organizada, coerente e ética. Devemos respeitá-las, testemunhando que temos cultura e educação.

    Ednilson da Silva Oliveira
    4ºBQA

    ResponderExcluir
  77. È preciso dar valor a cultura, aos princípios e a ética porque apartir daí que determinamos nossos pensamentos e valores dentro da sociedade.

    Wagner Vaz 4ºBQA.

    ResponderExcluir
  78. As regras são fundamentais para toda e qualquer ação, sem ela muitos fatores seriam um desequilíbrio total, respeitá-las e segui-las é algo primordial para a ética na sociedade.

    Fabrício Bravo - 4BQA

    ResponderExcluir
  79. Todos temos nossa culturas, e devemos respeita-las como tanbém devemos respeitar as regras . Só assim para convivermos da melhor forma civilizada possivel.

    ResponderExcluir
  80. Um mundo sem regras, seria um mundo caótico, para haver um equilibrio foram desenvolvidos as culturas, para levar as regras adiante. A etica tambem é uma regra.

    Andre Ricardo M. Mendonça Moreira 4BQA 2010

    ResponderExcluir
  81. Todos somos eduacados para saber difereinciar , o certo do errado mas muitos acabam esquecendo ,por isso as regras se fazem necessarias para que a haja respeito entre as pessoas.

    Renata Pereira dos Santos 4ºBQB

    ResponderExcluir
  82. A etica,é o valor, de cada cidadão tantos deveres como direitos que cada um tem.

    TATIANE P. DE SOUZA 4ºBQA

    ResponderExcluir
  83. As regras se fazem necessario para que se realize a ordem.No entanto acredito que para toda a regra deve-se permitir ser flexivel.

    ResponderExcluir
  84. AS REGRAS FAZEM PARTE DA SOCIEDADE,E O HOMEM NÃO VIVE FORA DA SOCIEDADE, CADA QUAL TEM QUE TER DENTRO DE SI ETICA E VALORES MORAIS,PARA SERMOS CIDADOS DE BENS DENTRO DA COMUNIDADE EM QUE VIVEMOS.

    TAMI C. SAKAI.LOPES TURMA:4ºBQB

    ResponderExcluir
  85. Havendo regras o mundo está do jeito que está, imagine se não houvesse.... Talvez ele já estivesse acabado.

    Marcela Ferreira de Andrade
    Bacharelado em Química
    4BQB

    ResponderExcluir
  86. Entre os valores que todas as culturas criam, sejam eles bons ou ruins – existem aqueles que dizem respeito mais de perto às ações dos homens entre si, aos seus comportamentos individuais e coletivos. É por meio da ética e da reflexão sobre as condutas e da consciência moral subjetiva que estabelecemos os códigos públicos ou privados, ou seja, que determinamos um comportamento moral concreto, objetivo.

    Sidivaldo Ligeiro 4ºBQB

    ResponderExcluir
  87. Regra é um conjunto de prescrições e proibições,essas são os pricipais requisitos quanto a atitude de um individuo ou de uma sociedade, só que hoje tem muitas coisdas que não estão sendo seguidas.

    Reginaldo de Souza Machado 4ºBQA.
    Bacharelado Química.

    ResponderExcluir
  88. Não acredito que regras são criadas apenas por grupos de pessoas atraves da cultura, e sim que dentro de cada um de nós sabemos o que é o certo e o errado, só não a seguimos por causa do nosso egoísmo e falta de solidariedade.

    Layla Bagagi 4°BQ B

    ResponderExcluir
  89. As regras estão entrelaçadas com a cultura do homem em sociedade, quanto mais a cultura é desenvolvida e avançada é natural o aparecimento de regras que atendam este progresso.

    Rafael Hanf Mota 4ºsemestre Bac.quimica

    ResponderExcluir
  90. De fato a cultura é fundamental na criação de regras e leis como é bastante visivel nos diferentes tipos de legislações vigentes nos países.

    Vinicius dos Santos Licht 4ºBQA

    ResponderExcluir
  91. Não podemos confundir cultura com regra, pois, não são a mesma coisa. A regra é fruto da cultura de um povo. Não podemos condenar pessoas com valores e repertórios diferentes dos nossos, como se quisessemos impor regras, baseados na nossa cultura.
    Vimos até pouco tempo que na Espanha eram permitidos as "touradas/farra do boi", essa atitude era comum a todos os espanhois, fazia parte da sua cultura. Semanas atrás ao ser sancionada uma lei que proibia a tourada em algumas cidades da Espanha, a população revoltada manifestava contra essa 'regra'.
    Casos como estes podem nos levar a refletir até onde podemos ir com a nossa cultura apoiando ou contrariando regras ou, regras que apoiam ou contrariam nossa cultura.

    ResponderExcluir
  92. Dani
    Regras são necessárias em nossa busca por um mundo melhor, sem elas isso jamais será possivel, mais o principl além de existir regras são faze-las cumprir.

    ResponderExcluir
  93. Dani
    Regras são necessárias em nossa busca por um mundo melhor, sem elas isso jamais será possível, mais o principal além de existir regras é faze-las cumprir.
    Danielle Bella Salles 4°BQB

    ResponderExcluir
  94. A cultura de cada povo deve ser respeitada assim com sua visão sobre o que é ética, acima de tudo deve se respeitar as opiniões e ações diferentes das nossas, mesmo que não concordemos com elas.
    Tanto que quando se trata de negociações a respeito de se mudar um detalhe da cultura de um povo, sempre teremos um assunto extremamente delicado.

    Patrícia R. Camargo. 4BQB

    ResponderExcluir
  95. A cultura de um povo se da com a vivencia de cada um dentro de uma comunidade, e por termos muitas pessoas numa comunidade, como ordenar?
    Cada um tem seu papel na comunidade, que muitas das vezes mesmo havendo leis para ordenar cada espaço, muitos por se sentirem invadidos acabam por ser ofender e não respeitar este espaço criado.
    Leis (regras), sem elas ou com elas, como fazer-las serem cumpridas.
    Seria melhor?

    Reginaldo Castro da Silva 2º Eng Quimica

    ResponderExcluir
  96. Desde do inicio da civilização o homem busca viver em conjunto, em sociedade, e para que este relacionamento entre os homens dê certo é necessário que se ditem regras, regras elas que devem serem idealizadas atráves da cultura no meio onde são ditas, ou seja cada povo possui sua cultura e suas regras. Porém o homem quando criou as regras já havia os contra, e sempre haverá pessoas para desrespeitar as regras e infligir a cultura de forma a corrompe-la, porém qualquer sociedade é maior do que somente um homem.


    José Sandro da Silva Santos 2° Eng. Química

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. As regras são essenciais para o convivio no dia a dia da nossa vida! Regra não signifia só obedecer e sim respeitar.

    Luiz Roberto Biscaro Junior
    4º BQB

    ResponderExcluir
  99. acredito na seguinte situação regras é a ecencia da vida pois quando não ha limites do que se deve ser ou fazer torna-se banal sem valor e ai que entre a moral pois nada que não tenha um valor devido pode ser bom ou cobissado e responsabilidade é ter algo na "mão" e saber como conduzir, valorizar e dar o seguimento esperado e desejado.

    ResponderExcluir
  100. No mundo temos leis para tudo...

    ...leis trabalhistas...leis do consumidor...leis civis...

    todo lugar em que vamos temos que seguir certas regras..

    não pise na grama....atravesse na faixa...respeite o sinal vermelho...

    Seria impossível viver em um mundo sem regras...pois estas são fundamentais para um boa convivência numa socidade com culturas e valores diversos.

    Sem regras o mundo seria um caos.

    Josiene de Meira Silva 4º BQB

    ResponderExcluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. As regras são mecanismos de convivencia que a sociedade criou para poder se manter. Se não houvesse regras, o mundo seria somente destruição. Se com regras, os seres humanos já poluem, desmatam e geram instabilidade, sem regras o mundo simplesmente não existiria.

    MARCIA CAVALCANTE 4 ADM

    ResponderExcluir
  103. Vídeo: Educação ambiental

    A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social,a educação ambiental deve ser entendida em seu sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente, e para uma percepção ampliada sobre os ambientes no qual estão inseridas.

    Leandro Soares da Silva 2EQAN

    ResponderExcluir
  104. Vídeo: desenvolvimento sustentável

    Desde que os mais distantes antepassados do homem surgiram na terra, eles vêm transformando a natureza. Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a explosão de vulcão pode provocar poluição atmosférica. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela ação do homem. Quando dizemos que o homem causa desequilíbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua historia. Estamos falando do particularmente do capitalismo, mas também do quase finado socialismo.
    Leandro Soares da Silva 2EQAN

    ResponderExcluir
  105. Video: o problema não é meu

    É muito facil passarmos os problemas para os outros sem resolver nada.
    O mínimo que se espera de qualquer pessoa em qualquer lugar é que ela seja capaz de resolver os problemas que chegam ao seu alcance.
    Simplesmente remover o pino da granada e dar na mão de outra pessoa é uma atitude no mínimo medíocre de nossa parte, devemos sim agir como uma equipe e sanar as dificuldades que encontramos no dia a dia.

    Leandro Soares da Silva 2EQAN

    ResponderExcluir
  106. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

    Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
    welinton dos anjos pereira 2 EQAN

    ResponderExcluir
  107. A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
    WELINTON DOS ANJOS PEREIRA 2EQAN

    ResponderExcluir
  108. Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.
    WELINTON DOS ANJOS PEREIRA 2EQAN

    ResponderExcluir
  109. No final das contas, a balança do nosso consciente não calcula direito. As vantagens de se degradar o meio ambiente contam mais que a consciência limpa de se estar fazendo o correto.
    Então, no final de tudo, podemos tirar uma conclusão disto. “Os grandes” podem até não fazer sua parte. O governo também. Mas se nós, pequenas formiginhas, mudarmos de posição, nos organizando, faremos valer nosso direito de ser diferente. Mudaremos muito.
    welinton dos anjos pereira 2EQAN

    ResponderExcluir
  110. Os dois vídeos nos mostram como caminha hoje o mau trato ao meio ambiente, e o que a humanidade esta fazendo com o planeta, mas ainda existe uma esperança, usando educação ambiental e leis rigidas para preservar o meio ambiente.
    Silmara Pedroso Rodrigues EQ 2 an

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. sociedade é pura falcidade, quen faz as regras são os primeiros a não respeita-las, isto desde que o mundo é mundo. As regras da natureza é a unica lei que deveria ser respeitada, mas no mundo em que vivemos è a primeira que nossa "sociedade ètica e cultural" transgride
    A vida é simples agente que complica!
    Antonio Carlos Nascimento
    gestão em equinocultura

    ResponderExcluir
  113. As regras são colocadas para que haja mais respeito até mesmo uns com os outros no meio em que trabalhamos e estudamos para não virar bagunça.
    Simone Amaro da Silva
    pedagogia

    ResponderExcluir
  114. As regras são essenciais para a harmonia na convivência entre a sociedade,desde de que sejam democráticas e sirvam para o bem comum.

    SANDRA REGINA C. FERRER- PEDAGOGIA/1° SEMESTRE.

    ResponderExcluir
  115. Precisamos das regras, pois, são elas que fazem com que o a nossa sociedade seja organizada. Com elas temos organização no trânsito, nas escolas, em todos os lugares...

    ResponderExcluir
  116. Existir regras é fundamental para uma sociedade viver, conviver e principalmente respeitar de acordo com os aspectos estabelecidos diante a todos cidadãos que em modo geral precisam da convivência em harmonia para estabelecer relações.

    Thaís Helena Pizzol Perillo - 1º Semestre/Pedagogia

    ResponderExcluir
  117. SEM REGRAS O MUNDO ESTARIA MUITO PIOR DO QUE JA ESTA HOJE VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR ALGO PIOR QUE ISTO QUE ESTAMOS VIVENDO?
    A REGRA É UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA SE TENTAR VIVER EM SOCIEDADE EM PAZ.
    THAIS RODRIGUES DE ARAUJO
    6º SEMESTRE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  118. Ruth Helen Leme de Barros 1º Semestre Pedagogia.

    Séria um caos! As regras são importantes para vivermos em uma sociedade, já que com elas podemos de certa forma impedir de que as pessoas façam certas coisas que a sociedade considera como "erradas" porém existem várias regras que precisam ser atualizadas, revisadas e estudadas pois o nosso mundo de hoje não é o mesmo quando foram criadas certas regras e é necessario que todas elas sejam adequados ao nosso mundo de hoje as nossas perspectivas de hoje.

    ResponderExcluir
  119. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  120. Numa Sociedade civilizada como a que vivemos hoje, é quase impossível imaginar uma convivencia sem regras que delimitem espaços e limites de maneira que não prejudiquem ao proximo.
    Essas regras estao ligadas a cultura em que este individuo cresceu e da maneira com que esta foi transmitida.
    Tanto a etica como a responsabilidade social nascem deste principio, pois é muito mais dificil provocar uma mudança de comportamento do que educar uma criança desde pequenina a ter valores de conduta adequada.
    Camila Pontes Moreira 3 Adm Sorocaba

    ResponderExcluir
  121. seria um desastre! muitos não respeitam o proximo mesmo com regras, imagine sem elas.

    Ingrid Botti Candiotto - pedagogia 1°semestre

    ResponderExcluir
  122. Sem regras o mundo seria pior do que é hoje,foi como a menina ai de cima disse,já com regras o mundo é como é!

    Laís Aguiar de Almeida

    PEDAGOGIA - 1º Semestre

    ResponderExcluir
  123. Sem duvidas a regra faz parte da nossa cultura, regras impostas pela sociedade, como exemplo, sempre devem ser cumpridas, pois, a não execução delas podem ocasionar em resultado negativo sobre nossa conduta no ponto de vista de outras pessoas. Devemos considerar que regra juntamente com a cultura também está propicia a mudanças, levando em consideração o tempo, cotidiano e ambiente.
    Saliento que a regra ela não é somente imposta, mas está como principio do individuo criá-la e segui-la, mas uma vez impondo ela culturalmente. Chego à conclusão que sem ela não teríamos condição de sobrevivência e relacionamento interpessoal.

    Janaine Pires Nascimento - 3°Semestre de Administração - Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  124. As regras existem para as pessoas viverem em harmonia e organização,pois já vivemos num mundo com conflitos sem as regras seria muito pior.Algumas pessoas estão perdendo o equilibrio, fazendo as coisas inconsequentemente,matando, roubando,etc.
    A ética e a moral é essencial para as pessoas obterem sucesso em qualquer área.
    Sem as regras o mundo seria uma desgraça
    Juliana Domingues Penedo-3º Semestre Administração-Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  125. O que seria da nossa vida se não existisse
    as regras na sociedade.
    Ja imaginaram o nosso trasito
    seriam um caos!
    Solange Ap de Oliveira Honorato-1 semestre de pedagogia

    Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  126. Se não existisse regras no nosso dia-a-dia,no trabalho,nas ruas principalmente no trânsito,
    as pessoas não conseguiriam se entender e não seriam pessoas sivilizadas.

    Maria Apª Garcia martins
    Pedagogia 1º semestre
    Salto SP

    ResponderExcluir
  127. As regras existem para as pessoas viverem em harmonia e com organização,algumas pessoas agem inconsequentemente,matam,roubam,pelo simples fato de não ter princípios éticos e morais.
    Conclusão:Sem regras o mundo seria uma desgraça.

    Juliana Domingues Penedo-3ºSemestre-Administração-Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  128. Já está difícil conviver com regras no mundo de hoje, imagine se elas não existissem! A regra existe para que o cidadão planeje e organize sua vida pessoal, cultural, social etc...
    Sem regras o mundo não existiria.

    ResponderExcluir
  129. As regras são o alicerce de uma sociedade bem estruturada, sem regras seria um caos total, regras facilitam o bem estar da sociedade.
    Fabricio R. Bravo 4ºBQ 2011

    ResponderExcluir
  130. Nosso dia a dia é cheio de conflitos, são eles de ordem pessoal ou coletivo (Ex.: Libia, Egito....) e mesmo assim muitas das vezes fazemos algo que invade o espaço alheio criando assim divergencias. Ha casos que só a justiça pode ajudar ou tentar resolve-los...agora se nao houvessem regras, leis e outras formas de tentar amenizar o convivio com tantos valores e principios diferentes o caos estaria armado!

    Mesmo nao corcondado EU como cidadã de bem tenho que aprender a respeitar o espaço do outro, facil?!...claro que nao!, cada familia cria seus filhos com base naquilo em que acredita, passando de geração em geração, em suas tradiçoes, certo ou errado?!, nao sei, o que tenho é que respeitar! só assim tenho o meu espaço garantido!


    Caren F. Rodrigues
    3º Sem. Administração

    ResponderExcluir
  131. impossível viver sem regras, infelizmente existem pessoas que não conseguem manter a boa convivência com o próximo, etica e moral , tem que fazer parte da vida do ser humano sempre!!

    selma penitente pedagogia 1° semestre

    ResponderExcluir
  132. Com regras já vemos tantas coisas erradas, imagine sem elas. Temos que fazer a nossa parte com a sociedade, para sermos cidadãos de bem.

    Nivaldo Felicio de Medeiros 4ºBQ

    ResponderExcluir
  133. É mesmo tudo uma questão de opinião, acredito que meu modo de viver vem da qualidade de educação que um dia me passaram, estes são meus princípios, o que cria a ética de cada ser humano. Muitos não tem e não tiveram um boa base de educação ai então como irão desenvolver algum tipo de consciência e ética?!
    É nessa hora que nasce as pessoas que destroem o mundo, é claro que não é só esse o motivo do caos. Mais a grande maioria. E as regras da sociedade sempre presentes para reajustar os fatos. Os humanos precisam muito de regras.

    Helen D. Cardoso Candiani,
    2º Sem. Administração.

    ResponderExcluir
  134. Cada um vivendo por suas próprias regras, O mundo necessita de regras para que possa haver a convivência com outras pessoas.
    Hoje em dia com tantas regras já é complicado pois as pessoas que as descumprem atrapalham as outras.
    Cada um vivendo por si e querendo si satisfazer, Provavelmente viveríamos em guerra!

    Jessica G Pereira De almeida
    2° Sem. Administração.

    ResponderExcluir
  135. Sem seria muito dificil o convivio das pessoas sem as regras, atualmente com tantas regras as
    pessoas não respeitam umas as outras, só pensam nelas mesmas, imagine sem o mundo seria uma bagunça.
    Juliana Cristine 2ºsemestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  136. Não seria possível a convivência em mundo sem regras, ainda mais nos dias de hoje, que para muitas pessoas pouco importa se houver ou não regras a serem cumpridas.

    Vanessa Almeida Marinho
    2° Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  137. De acordo com a cultura da sociedade, foram estabelecidas regras para a melhor convivência entre as pessoas. Regras baseadas nas visões dos que as criaram que determinaram o que era certo e errado, cabendo a cada indivíduo respeitá-las ou não.
    Deste modo, as regras tornaram-se condutas de boas maneiras, onde aquele que a desrespeita fica mal visto perante a sociedade.
    Regras estão totalmente relacionadas a cultura, moral e a ética, sendo elas, meios para a convivência em grupo, onde um mundo sem regras consequentemente seria um mundo sem cultura, moral ou ética.

    Jéssica Brandão Xavier - Administração/3º semestre

    ResponderExcluir
  138. As regras são como regulamentaçoes que informa as condiçoes de proibições obrigações ou restrições de uma comunidade, para assim tentar mos viver harmoniosamente.

    ELIANDRA BELLA PEDAAGOGIA 1° SEMESTRE

    ResponderExcluir
  139. Um mundo sem regras seria fariam com que as pessoas vivessem livremente, sem ordens.

    Porém, como cada pessoa tem cultura, costumes diferentes, haveria grande desordem e talvez uma má socialização.

    Thammy Arjona Sanchez
    3° Sem. Administração

    ResponderExcluir
  140. A sociedade possui culturas e princípios diferentes e mesmo com regras é dificil manter um convivio de respeito um com o outro.
    Agora imagine se elas não existissem, como seria o mundo, será que teriamos nosso espaço e principalmente respeito.

    Crislaine Machado
    3° Sem. Adm

    ResponderExcluir
  141. A sociedade vive no meio de regras e a ética no meio dela, um ser humano que vive pelas regras é um cidadão com mais segurança no que faz.A cultura de um povo pode muito bem influenciar as regras, depende do povo, por exemplo no oriente médio em certos países deve se usar burcas até por uma questão religiosa imposta pelas regras.
    Mais é dever de todos seguir regras para uma melhor convivencia social, mais muitas pessoas acabam não seguindo algumas regras e deixam de aprender e acabam sofrendo as consequencias, é isso que mostra o video do musico Gabriel Pensador.


    Gabriel Sewaybricker da Fonseca
    1° semestre em pedogogia

    ResponderExcluir
  142. Regra é um modelo de regulamentação gerado a partir da necessidade ou opção por organização, objetivando direcionar e facilitar o convivio interpessoal de maneira imparcial.

    KÊNIA ALBERTO GOMES
    ADMINISTRAÇÃO / 3º SEMESTRE

    ResponderExcluir
  143. Sem regras não há limites, imagine só todos fazendo o que bem entendem, sem se preocupar com as consequências dos seus atos, seria possível viver em um mundo assim?

    Priscila Domingues Resende
    Pedagogia/1°semestre

    ResponderExcluir
  144. Para um bom convívio em uma organização é necessário ter regras para que as pessoas estejam em harmonia.
    Sem regras não há bom convívio.
    Todos devemos seguir regras para que o ambiente em que estamos se torne melhor, pois sem regras não há limites para os acontecimentos.
    Sendo assim todo individuo deve ter a consciência de que se há regra devemos cumpri-la de maneira correta.Pois sem a mesma o nosso dia-a-dia se tornará mais difícil e sem controle de qualquer situação.


    Marcia Harumi Saito
    Administração/3º sem

    ResponderExcluir
  145. O mundo sem regras seria uma catástrofe, pois desde que o mundo é mundo é necessário regras para que cada um desempenhe uma determinada função.(se todos quisessem ser apenas patrão, onde ficaria a produtividade, se todos os motoristas de carros quisessem atravessar a rua ao mesmo tempo em direções opostas, o que aconteceria???)As regras servem de um modo simplista para que haja ordem e organização.

    Karen Alessandra - 2º Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  146. Sem regras o mundo perderia o sentido...
    Os limites proporcionados pelas regras são a base para o bom convívio social, as mais simples comunidades atuam sob as regras de seus grupos, buscando a harmonia, progresso e respeito.

    Renan Augusto Ribeiro - 2ºSemestre - Administração

    ResponderExcluir
  147. Quantas vezes nós ouvimos falar em "O mundo está perdido!" Agora imaginem o mundo sem leis e regras, com tanta violência e corrupção o mundo seria ainda mais uma desordem. Imaginem nosso mundo com pessoas que roubam e não vão presos ou tendo atitudes ainda piores, como matar, porque não tem leis que os prendam, não tem organização, é necessário que a tenha, para formar cidadãos melhores, é necessário que exista as escolas, que as pessoas se preocupem em buscar objetivos de uma vida, e ter responsabilidades que não são os único que vivem no mundo, sempre respeitando o próximo e buscando sempre um mundo melhor.

    Graziely Cristina Bertin - 1º Semestre Pedagogia

    ResponderExcluir
  148. Maria José
    Regras existem desde os primórdios da humanidade.Desde que o homen percebeu que tinha mais poder que o outro, ai começou a impor suas vontades sobre o mais fraco,mas essas são regras de opressão que infelizmente inda existem.
    Porém em toda sociedade organizada existem regras que são para a boa convivência entre os indivíduos,para a ordem entre os povos,estados e paizes e é o cumprimento dessas regras que promove a páz mundial.

    Maria José Carvalho-1ºsemestre-pedagogia

    ResponderExcluir
  149. Maria José

    Sobre o video do Gabriel Pensador, estou totalmente de acordo com o que este se propõe.

    Maria José Carvalho-1ºsemestre-pedagogia

    ResponderExcluir
  150. A Sociedade sem regras, seria impossível um convivio interpessoal, pois, não teria ordens, limites e respeito.

    Talita M. Alves caldana
    3º Semestre - ADM

    ResponderExcluir
  151. Para um convívio civilizado é preciso ter regras,sem as regras e as leis o mundo seria um caos.Executar essas regras impostas pela humanidade,facilita no compreendimento e respeito entre a humanidade.
    Enfim,temos que obedece-la!!!

    Cinthia Ayumi
    3 Semestre ADM

    ResponderExcluir
  152. Acredito que as regras são fundamentais para a convivência dos seres humanos em relação a cultura,moral e ética impostas à sociedade,por tanto, o mundo não conseguiria diferencial o certo do errado,causando inúmeros conflitos entre as pessoas,até que possíveis lideres criassem suas próprias regras para a convivência um pouco mais harmoniosa,nos fazendo concluir então que as regras,desde os tempos antigos até hoje são criadas em função de que a sociedade só existe quando se tem regras.

    Michael César Braganti
    Administração - 3º semestre

    ResponderExcluir
  153. As regras são feitas para que haja harmonia e respeito para com o próximo. Ela pode depender da cultura de um determinado local.
    É muito difícil fazer com que todos possam respeitar e fazer sua parte com elas, quem dirá se elas não existissem.
    No mundo de hoje, mais do que nunca, precisamos de conciência de que muito temos que fazer, pois tudo na vida tem limite.
    Há pessoas que só criticam sem fazer sua parte, temos que seguir regras, normas, pois elas são feitas para estipular limites e respeito.

    Fabiane S Geraldo
    3º Semestre ADM
    Sorocaba

    ResponderExcluir
  154. AS regras são feitas para ser cumpridas pois cada um tem sua opnião e cultura segue se quiser ou até mesmo não tem esse respeito com a sociedade,sem regras seria uma desordem pois todos queriam mandar e nada melhoraria.

    Alanda Garcia dos santos
    3º semestre ADM
    Sorocaba

    ResponderExcluir
  155. Se não houvesse regras, não haveria ordem. Seria um caos, e se elas não fossem bem planejadas, seria por ainda. A harmonia entre as pessoas depende da ética e das regras de cada sociedade.

    Paula Regina Rossi.
    1º semestre - Pedagogia.

    ResponderExcluir
  156. Hoje em dia parece que quanto mais regras existem mais o ser humano procura passar por cima delas. Então se não houvessem regras talvez o mundo poderia ser diferente.

    ALINE SALVADOR DE SOUZA
    4ºBQ

    ResponderExcluir
  157. Seria uma sociedade bagunçada, não teria nenhum tipo de hierarquia, onde todos poderiam fazer o que quizessem...

    Aline dos Santos Barros
    Bacharelado em Química - 4° Semestre

    ResponderExcluir
  158. Seria uma sociedade desordenada, sem ética e moral, porém, o mundo de hoje, por mais regras que existam, as mesmas não fazem sentido nenhum, são apenas ignoradas...

    Paola Pablina Leal Henrique
    Bacharelado em Química - 4° Semestre

    ResponderExcluir
  159. Seria uma sociedade desorganizada, pois sem regras não tem como impor limites as pessoas, causando conflitos opniões,culturas entre outros.

    Fernanda Borges de Camargo
    2º Semestre - Adminisitração

    ResponderExcluir
  160. A ética é fundamental para uma boa convivência tanto no cotidiano quanto na sociedade, buscando o bom modo de viver pelo pensamento humano, já a moral podemos defina-la como costumes, obediência a normas enfim ela é muito importante pois através dela podemos estabelecer ordem e respeito.
    Podemos dizer que são dois fundamentos existentes desde a antiguidade pelo qual filósofos buscavam definições a respeito do que seria ética e moral, encontramos váriadas definições que chegam a mesma conclusão; "Sem elas é impossível viver em sociedade".

    Francine Nogueira da Silva.
    2°Semestre Administração

    ResponderExcluir
  161. Como dito no próprio post a Sociedade como um todo é composta por regras, valores e tradições culturais. Uma sociedade sem regras não existe. A regra é uma base para tudo isso, ela é definida pelo homem, porém elas devem ir se adequando conforme as mudanças naturais que vão acontecendo com o decorrer do tempo no estilo de vida e costumes das pessoas.

    Renan Candido de Oliveira
    2º Semestre Administração

    ResponderExcluir
  162. E como todos sabem, se não há organização não tem como caminhar em paz, não tem como ouvir nem responder ninguém. Não tem como entender ninguém. E se de de alguma forma as regras impostas no mundo manipulam-nos, de alguma forma elas também organizam e acalentam a voz de todos ou... Quase todos.

    Bruna Siqueira, 1º Semestre - Pedagogia

    ResponderExcluir
  163. As regras parte da cultura de cada indivíduo e do convívio perante a sociedade.
    Aluno: Alex Campos
    Curso: Bacharelado em Química
    Semestre: 4ºBQ

    ResponderExcluir
  164. A cultura é criada pelas regras, e para vivermos em uma cultura é necessário respeita-lás. Como diz no texto as regras são produzidas pelo homem, e nem todos concordam com elas.
    Oque cada um de nós podemos escolher e criar é os nossos valores socias que nem sempre podem ser colocados em prática em uma sociedade, muitas vezes oque consideramos certo é errado em nossa cultura, já que cultura é feita de regras somos obrigados a não usar nossos valores.

    Solana Molina Galli 1° SEMESTRE-Pedagogia

    ResponderExcluir
  165. Se não existissem as regras, o mundo seria completamente diferente do que conhecemos hoje.
    As regras foram criadas pelo homem,para poder haver respeito entre as pessoas.E para que com isso nós consigamos dsenvolver cultura, valores morais e responsabilidade social.

    Daiane Ambar Santos 3° SEMESTRE-ADM

    ResponderExcluir
  166. Se não existissem as regras, o mundo seria completamente diferente do que conhecemos hoje.
    As regras foram criadas pelo homem,para poder haver respeito entre as pessoas.E para que com isso nós consigamos dsenvolver cultura, valores morais e responsabilidade social.

    Daiane Ambar Santos 3° SEMESTRE-ADM

    ResponderExcluir
  167. As regras são necessárias para manter a ordem na sociedade, sem elas não teriamos a evolução da sociedade.
    Podemos questionar e alterar as nossas regras de acordo com o que for melhor para a sociedade, buscando sempre o bem comum para todos.

    ResponderExcluir
  168. As regras são necessárias para manter a ordem na sociedade, sem elas não teriamos a evolução da sociedade.
    Podemos questionar e alterar as nossas regras de acordo com o que for melhor para a sociedade, buscando sempre o bem comum para todos.

    Adriano Vieira
    Bacharelado em Química
    Semestre - 4º BQ

    ResponderExcluir
  169. SOMOS UM PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE FILHOS QUE NÃO RESPEITAM SEUS PAIS E PAIS QUE TEMEM A SEUS FILHOS, UMA VIDA SEM REGRAS LEVA AS DROGAS E VIOLÊNCIA, AO DESRESPEITO PELO OUTRO, FAZ PARTE DA CULTURA DA HUMANIDADE POREM ALGUMAS DELAS SE PERDERAM COM O TEMPO.
    MÁRCIA MARIANO 1PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  170. Se cada um de nós soubéssemos de nossas responsabilidade para com a sociedade, muitas regras existem poderiam ser banidas.
    Cada ano que passa inúmeras regras são criadas, com o objetivo de cada vez mais conter o homem em seu próprio território.
    Isso é lamentável, pois no ritmo em que o mundo evolui, infelizmente a tendência é piorar e cada vez mais existir novas regras.

    Graziela Fazzio.
    Pedagogia - 1º Semestre.

    ResponderExcluir
  171. Um mundo sem regras não seria um mundo “organizado”, mas um mundo organizado é um mundo democrático, devemos respeitar nossos lideres mas nunca deixar de escolhe-lo. AS regras vem de gerações e ela se molda de acordo com a necessidade da sociedade.

    Rebeca Elen de oliveira Pedagogia (grade diversificada)

    ResponderExcluir
  172. Vandressa
    Infelismente as pessoas não sabem ou não querem conviver bem uns com os outros,por isso tem que haver ética e moral eternamente para se ter uma boa convivência em qualquer lugar.
    Vandressa Torres Augusto Silva - Pedagogia 1º semestre

    ResponderExcluir
  173. todos devemos respeitar as regras e o proximo,superando as diferenças sempre.
    Crislaine A. Batsdorfio-1°semestre

    ResponderExcluir
  174. o homem precisa de regras, pois sem elas a humanidade vira um caos. Porque o instinto humano busca benefícios para si e não para a humanidade.

    Paula Fátima Derozzi - Grade diversificada (Pedagogia)

    ResponderExcluir
  175. A ética deve ser objetiva a realização da pessoa em todos os ambientes nos quais interage através dos seus valores morais e sociais. Porém com a chegada do modernismo perdem-se alguns valores éticos e morais que é fundamental e devem ser preservados por pessoas ou organizações. Portanto, falar em Código de Ética e Códigos de Valores poderia significar a mesma coisa se não fosse à imagem que se fixou na mente das pessoas sobre a palavra ética e valores.

    ResponderExcluir
  176. Uma sociedade não existe sem regras (leis), As regras são para "educar" todo o individuo perante a sociedade,sem elas não haveria o respeito e muito menos ética. Para uma pessoa ter ética, valores morais, responsábilidade social ela precisa saber o que é certo errado e assim agir de maneira que ache certo.

    Bruno César Carli
    3ºSem- ADM

    ResponderExcluir
  177. A ética e a moral caminham juntas, a moral, o ser humano adquire de acordo com o meio em que vive, de acordo com a convevência entre família.A ética é algo muito interessante na vida do ser humano,pois sem ela o ser fica totalmente excluído da sociedade. Pensando bem sobre a ética se todo mundo tivesse hoje, o mundo seria muito melhor. Ética é algo que cada ser humano tem que conscientizar em adquirir para se viver melhor em sociedade, é ser em uma pessoa boa, é procurar sempre fazer o bem, respeitar os direitos do próximo, ter um comportamento aceitável para a sociedade.

    Maria Apª Garcia Martins
    Pedagogia 1º semestre

    ResponderExcluir
  178. Moral e ética o que seria?Muitas pessoas nem sabe o seu significado e as usam ... e outras sabem o significado e não a utilizam. Ética o jeito de ser de cada humano,Moral os seus costumes.Numa vida em familia muitas vezes temos que respeitar a opinião da outra pessoa para não brigar,a sociedade também deveria ser construída assim,com respeito.

    Janaina Nogheira-Pedagogia-1ºsemestre.

    ResponderExcluir
  179. Todo ser humano nasce com um senso uma pequena e suave voz de sua consciência do que é certo ou errado, ele pode até agir errado, no entanto no fundo de sua consciência ele sabe que aquilo foi em posto pela sociedade como errado, são regras que com o surgimento da humanidade tiveram a necessidade de sua formação para que exista a convivência entre os seres, é como no vídeo um mundo sem regras cada um por si não dá.
    Márcia Mariano 1º ped noite

    ResponderExcluir